Valorização, e Reconhecimento

VALORIZAÇÃO, RECONHECIMENTO E TREINAMENTO: OS MELHORES INVESTIMENTOS EM QUALQUER TEMPO

Uma vez que o discurso esteja coerente com a realidade, ou seja, “as pessoas são nosso maior patrimônio”, os gestores das empresas não devem se esquecer que valorização, reconhecimento e treinamento são os melhores investimentos em qualquer época.
As percepções de reconhecimento e de valorização impactam no funcionamento psíquico do trabalhador e refletem na produtividade e no clima organizacional. São fortes fontes de satisfação quando existem na relação de trabalho ou de profundo sofrimento e desapontamento quando não existem.

Sentir-se valorizado implica em perceber sentido e significado pelo que faz, tanto para a organização ou socialmente, assim como o reconhecimento implica em ser aceito e admirado no trabalho, respeitado pelas suas ideias, dedicação e contribuições. Todos conseguem identificar quando isso acontece em qualquer nível hierárquico.

Em momentos de crise, quando os nervos estão expostos, é que os verdadeiros líderes têm a oportunidade de demonstrar o quanto fazem a diferença, contribuindo para que esses sentimentos de respeito e aceitação sejam difundidos e se proliferem, criando um círculo virtuoso.

Uma das maneiras de se desenvolver esse círculo é o investimento em desenvolvimento. A grande maioria das pessoas consegue perceber valor nessa ação, entretanto alguns cuidados são necessários.

Os RHs, juntamente com os gestores, precisam ser mais eficazes, pois essa é a exigência dos novos tempos. Saber exatamente quais são as competências a serem desenvolvidas e necessidades de treinamento e desenvolvimento de cada colaborador é o que fará a diferença na percepção de valorização e reconhecimento, contribuindo para o maior comprometimento.

A escolha de bons fornecedores e parceiros de treinamento com essa visão maior e não simplesmente oferecer mais um curso de prateleira também fará a diferença. Há muita pirotecnia, shows em que as pessoas ficam mobilizadas emocionalmente, abraçam-se, choram, vão embora e no dia seguinte fica tudo como estava.

É preciso ter em mente que as pessoas conseguem reconhecer quando estão adquirindo informações de qualidade. Que se não há condições de viver o que se viu em treinamentos, o conceito se perde muito rapidamente nas rotinas diárias. Não havendo condições e suporte para a prática do que foi ensinado, os cursos implicam em dinheiro jogado fora e resultados abaixo do esperado em curto prazo.

Treinar e desenvolver pessoas é – e sempre será – estratégico. Eu chamo de sorte quando a pessoa ou empresa está preparada para quando a oportunidade surge. Assim, prevendo que tanto os momentos de prosperidade quanto as crises têm prazo para terminar, é estratégico azeitar o time, cuidar para deixá-lo motivado, competitivo e atualizado para quando as exigências surgirem. Inclusive, vale deixar isso muito claro para os colaboradores.

Acreditar nas pessoas como maior patrimônio não quer dizer só dar tapinhas nas costas e dizer que acredita nelas, mas que se investe nelas pensando também no melhor desempenho durante a passagem de períodos difíceis. Deixá-las saber que são de fato importantes explicando o porquê será fundamental para a assimilação do processo.

Data de Publicação: 20/05/2011