Notícia

VAREJO MAIS EM AÇÃO

quinta, 11 de outubro de 2018
EMPRESÁRIOS DO COMÉRCIO, EM FRANCISCO BELTRÃO, APLICAM NOVOS CONHECIMENTOS NOS NEGÓCIOS

Resultado da parceria entre o Sebrae/PR e a Fecomércio PR, o Programa Varejo Mais em Ação concluiu a capacitação, em Francisco Beltrão, no sudoeste do Estado, nesta terça-feira (09). O encerramento aconteceu no auditório do Senac, com a entrega dos certificados para 29 micro e pequenas empresas e palestra com Edson Carlos Minati, instrutor do Senac, sobre “Como fidelizar clientes e vender mais”. O programa contou com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Francisco Beltrão (Sindicom), Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB), Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), Clube de Diretores Lojistas (CDL) de Francisco Beltrão, Sesc e Senac.

O Varejo Mais em Ação tem por objetivo fortalecer as micro e pequenas empresas do comércio varejista, com uma proposta mais compacta, porém com ações pertinentes para a sustentabilidade do negócio. Ivonei Loregian, consultor do Sebrae/PR, ressalta que o cronograma teve 32 horas de conteúdos para o grupo e mais 4 horas de consultoria em cada empresa participante.

“É possível perceber que os empreendedores aproveitaram a oportunidade de conhecer melhor suas empresas. Com um plano de ação e por meio de conteúdos em sala de aula e consultorias, ou seja, em um conjunto de ações, eles puderam promover e aumentar a competitividade”, analisa Ivonei.

Para o presidente do Sindicom, Vilmar Bottin, a ação contribui para o crescimento das empresas e também foi benéfica para o sindicato.

“O Sindicom vive uma fase de busca pelo fortalecimento da entidade e a ação foi muito interessante nesse sentido. Em conversas com os participantes, foi possível perceber que o programa foi de muita valia. São informações e conteúdos que os varejistas precisam para o desenvolvimento de suas lojas”, observa Bottin.

Josiane Sangaletti, proprietária da Dinda Baby, loja de roupas e calçados infantis de Francisco Beltrão, foi uma das participantes. Há três anos à frente da loja, Josiane avalia positivamente as atividades.

“Foi bem válido, pois proporcionou uma visão do todo. Já estamos aplicando o que aprendemos sobre o visual de loja, que era uma parte precária para nós. A parte de treinamento de vendas também ajudou muito”, detalha.

A empresária aproveitou os conceitos aprendidos na parte de visual de loja na montagem da uma filial.

“O treinamento veio na hora certa, aproveitei as consultorias de visual de loja para decidir como será a nova loja”, completa Josiane.

A Dapper Moda Íntima é outra participante que está usando os conceitos de layout e de visual de loja na nova estrutura, que deverá ficar pronta neste mês de dezembro.

“Estamos aplicando prontamente o que temos aprendido na gestão, setor financeiro, mas principalmente no visual de loja, que foi o ponto alto do programa. Além disso, estamos mudando a empresa de local e o curso aconteceu no momento certo”, adianta Daniel Moretti, sócio da empresa ao lado da esposa Sonia Dapper.

Moretti também destaca o reposicionamento dos produtos e os novos cálculos para precificação, implantados graças ao Varejo Mais em Ação.

“Com os conhecimentos obtidos no curso, vimos que era necessário reposicionar e valorizar os produtos, pois produzimos peças sob medida e diferenciadas como, por exemplo, os modelos plus size”, explica o sócio da empresa.

No dia 23 de outubro, será a vez das empresas de Pato Branco concluírem o Varejo Mais em Ação. O Sebrae/PR e a Fecomércio PR preparam um evento regional do comércio para o dia 22 de novembro, em Pato Branco, envolvendo as empresas que participaram, neste ano, do programa na região Sudoeste: Marmeleiro, Francisco Beltrão e Pato Branco. Mais de 200 municípios paranaenses solicitaram, mas apenas 26 receberam o Varejo Mais em Ação em 2018.

Fonte: Savannah Comunicação Corporativa - empresa licitada do Sebrae/PR