Notícia

CACISPAR JOVEM

sexta, 16 de agosto de 2019
Jovens empresários do Sudoeste voltam motivados da AGO organizada em Ponta Grossa

Da assessoria/Acefb e Cacispar*

Mais de 150 jovens empresários de pelo menos 23 cidades do Paraná encontraram-se em Ponta Grossa nos dias 9 e 10 de agosto, para participar da Assembleia Geral Ordinária (AGO). O encontro é promovido a cada dois meses sempre em municípios diferentes, definidos pela “Faciap Jovem (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná”.  Segundo João Bulek, presidente do Núcleo ACIPG Jovem da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, a cidade não recebia a reunião há cerca de cinco anos. “O nosso conselho é o mais antigo do Estado, criado em 1985. Trazendo empresários de outras regiões podemos destacar o potencial que Ponta Grossa tem em relação ao turismo e desenvolvimento, além de mostrar a força da associação local e integrar esses gestores, possibilitando a geração de novos negócios”, destaca Bulek.

 

Visitas técnicas foram realizadas na DAF Caminhões, Ambev, Agrocete e Lojas MM. Rafael Menegotto, membro do Núcleo Idea Mentes Jovens da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), conta o que viu na DAF. “É a quarta maior montadora de caminhões do mundo, líder global em tecnologia nas áreas de design, fabricação e suporte ao cliente no segmento de caminhões de portes leve, médio e pesado. Nos falaram muito sobre qualidade e valorização dos funcionários [muito treinamento, festivas e encontros para agregar a família e parceria direta com universidades e sistema FIEP”.

 

Conforme Rafael, a festiva foi o momento de criar um ambiente que gerasse comunicação entre os jovens empresários, abrindo espaço para a criação de nova parcerias e negócios. Wilian Madruga, membro do Idea, considera a AGO como um momento de muita interação e aprendizado. O principal diferencial desta AGO foram as visitas técnicas. “Cada participante poderia escolher umas das três visitas técnicas e nós fomos conhecer a fábrica de caminhões DAF, onde pudemos conhecer todo o processo produtivo deles. Abriu os nossos horizontes, é uma multinacional que está há muitos anos no mercado e já colocou 5 mil caminhões nas rodovias do País”.

 

Cristiano Piva, presidente do Cacispar Jovem – região Sudoeste – relata que os jovens empresários acompanharam como está o andamento do projeto ‘Brasil Mais Empreendedor’, o qual tem como objetivo resgatar jovens em situação de vulnerabilidade social através do empreendedorismo. “O projeto será aplicado em alguns municípios que tenham núcleos jovens do Sudoeste. Também acompanhamos uma explanação sobre o projeto Faciap Inovalab, de incentivo às startups e investidores, em conjunto ao projeto em questão a Cacispar, juntamente com o Núcleo do Jovem Empreendedor de Pato Branco, organizará um evento para a Feira Inventum em novembro deste ano”. Piva comenta ainda sobre uma palestra realizada com José Goes Filho, presidente do Operário Ferroviário EC. “Ele explanou sobre a trajetória do clube até chegar na Série B do Campeonato Brasileiro de futebol. Falou de todas as dificuldades encaradas e o anseio de fazer com que o clube dispute a Série A”.  

 

Para Lucas Alfredo Bosa, vice-coordenador do Idea, o que mais chamou sua atenção na AGO foram placas fixadas nas paredes onde circulam os funcionários da Ambev. “Eles conseguem visualizar diariamente quando saem e voltam aos seus postos de trabalho, a definição de suas metas, os índices de produtividade e os objetivos que foram traçados no começo do ano. E também conseguem acompanhar os resultados da empresa. Temos que destacar o trabalho que a Faciap faz nos bastidores para realizar eventos como a AGO, os Jojep’s, o Brasil Empreendedor, o Feirão do Imposto, todos projetos que beneficiam os empresários e a sociedade”.

 

Lucas acrescenta dizendo que “todo o networking que a gente faz com outros integrantes de núcleos do Estado, conhecemos novas culturas, as trocas de contato. Foi bom ver a quantia de pessoas da mesma idade que pensa sintonizadas umas com as outras, e também os jovens em início de carreira, passando pelas mesmas dificuldades que tivemos, mas querendo fazer a diferença em conjunto”.

 

Jojep’s

Também no fim de semana passado, foi lançada a edição 2019 dos Jogos dos Jovens Empresários (Jojeps), com o objetivo de integrar conselhos e núcleos de jovens empresários do Paraná, bem como estimular a prática de hábitos mais saudáveis por meio de uma competição com atividades físicas, onde todos os participantes podem ganhar em qualidade de vida. Os competidores poderão pontuar nas seguintes situações:

Pontuação por atividade individual; pontuação em atividades em grupo aos domingos; pontuação por desafios propostos pelos patrocinadores; desafio pessoal; pontuação por atingir a meta passada pela nutricionista; pontuação por atividade extra-semanal; pontuação AGO Ponta Grossa; pontuação Dia dos Pais. A entrega oficial da premiação será realizada durante a cerimônia de encerramento no Hotel Mabu Resort, localizado em Foz do Iguaçu, no dia 26 de outubro.

Fonte: Da assessoria/Cacispar