Notícia

Cacispar apresenta novas ações para entidades associadas

quinta, 25 de junho de 2020
Reunião mensal, no dia 22 de junho, contou com representantes da Faciap, em participação por vídeo

A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) realizou, nesta segunda-feira (22), a reunião mensal ordinária. As pautas foram relacionadas à uma agenda positiva e propositiva da entidade, no período de pandemia. Entre os assuntos, foram discutidas ações relacionadas à certificação digital. Pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), participaram o superintendente, Márcio Vieira, e o gestor da Autoridade de Registro Faciap, Paulo Henrique Batista.

Certificação digital

Vieira e Batista apresentaram novidades relacionadas ao certificado digital. “A Faciap, a Cacispar e as associações empresarias estão alinhando novas possibilidades que estarão disponíveis aos empresários por meio das entidades, em breve”, conta Carlos Manfroi, presidente da Coordenadoria.

Questões trabalhistas na pandemia

Outra ação em andamento é o oferecimento de vídeo-aulas com o magistrado Marlos Augusto Melek, juiz auxiliar da Corregedoria Nacional no Conselho Nacional de Justiça e considerado “o pai da Reforma Trabalhista”. Os conteúdos, pela Escola de Negócios Faciap, serão oferecidos pelas ACEs. “É mais uma ação neste período de pandemia para auxiliar as empresas que fazem parte do sistema associativista. O tema tem grande relevância, ainda mais com as medidas provisórias publicadas nos últimos meses pelo Governo Federal”, contextualiza Manfroi.

Capacitação Empresarial

A parceria entre Cacispar e a Negociarte (empresa de capacitações e consultorias de São Paulo) também foi apresentada aos participantes da reunião. O treinamento “Como liderar em momentos de turbulência” será disponibilizado para as associações empresariais que demonstrarem interesse. “Mesmo neste momento, em que não conseguimos fazer atividades presenciais, estamos buscando alternativas no formato on-line. A intenção é ajudar as empresas a acelerarem o processo de aprendizado, algo tão importante, ainda mais na pandemia”, comenta o presidente da Cacispar.

Treinamento para presidentes

Além de coordenar treinamento para os executivos das entidades, a psicóloga empresarial Rafaela Costa estará à frente de uma capacitação para os presidentes das ACEs. O método LPA (Liderança para Presidentes de Associações Comerciais e Empresariais) está sendo oferecido gratuitamente para os dirigentes. “Faz parte do planejamento da Cacispar, preparar tanto executivos quanto presidentes e diretores. É um momento oportuno, pois estamos em processo de sucessão na maioria das associações do Sudoeste”, aponta Carlos Manfroi.

 

Copes

Além do LPA, o Copes (Conselho Permanente dos Executivos) entrou na segunda versão. As ações passarão a ser on-line, em função da pandemia. O Copes surgiu para proporcionar a integração entre os executivos de ACEs, possibilitando trocas de experiências, ideias e até produtos.

Novos presidentes

Na reunião da Cacispar, foram apresentados os novos presidentes de algumas das associações empresariais da região. O processo eleitoral deve acontecer ao longo do ano em outras entidades.

Ampére (ACEAMP): Scheila Peruzzo, em lugar de Michel Luquini.

Bom Sucesso do Sul (ACEBSS): novo presidente é Osmar Osny Baseggio, substituindo Otavio Felipe Loff.

Dois Vizinhos (ACEDV): Rogério Borges Sidral substitui Edilberto Minski na presidência.

Mangueirinha (ACIMAN): Caciano Gemmi é o novo presidente, em lugar de Julio Cezar dos Santos.

Realeza (ACIAR): Juarez Siedlecki Andrade substitui Paulo Bueno.

Salto do Lontra e Nova Esperança do Iguaçu (ACESLO): Fabricio Gustavo Rachele em lugar de Rosangela Camillo Araújo.

São Jorge D’Oeste (ACESJO): Evailde Florencio assume como presidente, em lugar de Cezar Mangoni.

Santo Antonio do Sudoeste (ACESAS): Cleudenir da Silveira entra no lugar de Arilso Fávero.

Vitorino (ACEVI): Ana Caroline Paschoali Tamagno é a nova presidente, substituindo Valdir Lindomar Ferrari.

Cacispar

A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) tem como missão fortalecer as associações empresariais do sudoeste do Paraná, promovendo o associativismo e fomentando o desenvolvimento econômico, social e cultural.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cacispar