Foram 13 pronunciamentos na abertura da 26ª Expobel, ontem à noite em frente ao Centro de Eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior. Todos com um fio condutor em comum — enaltecendo a feira, os investimentos, a união do município e da região. E sobretudo elogiando a força de organização e progressiva melhoria a cada edição.
Foi lembrada da Fanafe, o primeiro passo — “nasceu no Rotary”, sublinhou o prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) —, depois, a parceria entre a administração municipal e a sociedade organizada. “Fizemos o investimento e a associação empresarial fez sua parte; sem a associação empresarial não haveria Expobel”, disse Neto, que destacou a parceria também com a Sociedade Rural e a Rural Leite.
E o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, bem ao seu estilo, recheou de empolgação a sua fala. “Aqui em Francisco Beltrão vocês sabem se unir; unir a classe política, a Acefb, universidades, Emater, a população; aqui essa união de forças dá gosto de ver; meu coração pulsa mais forte cada vez que venho a Beltrão”, declarou. E mais: “se em outros lugares existisse a união que existe aqui, o Brasil estaria melhor ainda”.
Na primeira fala, o coordenador geral, Antônio Pedron, nem conseguiu ler seu discurso. Parou, foi reanimado por palmas, tentou outra vez e desistiu; não conseguia falar. Era muita emoção por ver que, após muitos meses de intenso trabalho, tudo estava pronto, as autoridades, municipais, estaduais e federais estavam prestigiando e o público já chegava para o primeiro show. Foi aplaudido novamente.
Deputados
Os deputados estaduais também revelaram admiração pela Expobel. Nelson Luerrsen(PDT): “Essa feira mostra todo o potencial de Beltrão e da nossa região; fui prefeito de um município menor [Planalto], sei como é difícil; vocês estão de parabéns”.
Luciana Rafagnin (PT): “Queria agradecer toda essa parceria, a Itaipu, Samek, que tem muitas atividades em Beltrão; vivemos um momento importante em Beltrão, na região e no país, e vamos acreditar na nossa força, parabéns a todos pela grande feira que é a Expobel”.
Ademar Traiano (PSDB): saúdo a todos em nome do governo do Estado; parabéns e todos organizadores, ao prefeito Neto e sua equipe. Tudo começou com a Fenafe, que foi o embrião dessa verdadeira revoluçao que aconteceu no Sudoeste em todos os sentidos”.
O secretário estadual Norberto Ortigara (Agricultura) tambéml elogoiu a Expobel, desejando bons negócios a todos. Disse que ele vai em todas as exposições do Estado e destacou a sua área: “É aqui no Sudoeste que se tira a maior riqueza por alqueire”.
O prefeito Cantelmo Neto também falou da emoção que sentia como presidente de honra do evento iniciado por seu pai, Antônio de Paiva Cantelmo, há 47 anos. E que promete ser um dos maiores da história
Depois das falas, as autoridades foram abrir o pavilhão do Centro de Eventos. E como disse Antônio Pedron, no comecinho de sua intervenção: “que seja uma Expobel de negócios, de festa e de entretenimento; quero agradecer toda a equipe envolvida; essa gente especial”.
Fonte: Jornal de Beltrão