Em Curitiba, representantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul discutem participação de pequenos negócios no desenvolvimento do Brasil
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, João Paulo Koslovski, destacou em Curitiba, a importância do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento nacional. Koslovski participou da abertura de uma oficina realizada pelo Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior (MDIC), para a construção de uma agenda de desenvolvimento e competitividade para os pequenos negócios.
A Oficina Região Sul, organizada em parceria com o Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas; Secretaria de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul; e Sebrae/PR, reuniu no Hotel Lizon, na capital paranaense, cerca de 200 empreendedores, empresários, representantes do poder público, iniciativa privada e entidades empresariais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Juntos, discutiram políticas públicas para o segmento.
Koslovski defendeu a regulamentação do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, por 100% dos municípios. “No Paraná, dos 399 municípios, 38 ainda não municipalizaram a legislação, que traz benefícios para os pequenos negócios”, disse o presidente do Conselho Deliberativo, também presidente do Sistema Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná).
Na Oficina Região Sul, conduzida por consultores do Sebrae e do MDIC, entraram em pauta temas relevantes para o segmento, como comércio exterior; compras governamentais; desoneração e desburocratização; investimento e financiamento; rede de disseminação, informação e capacitação; e tecnologia e inovação. “Precisamos melhorar muito o ambiente das micro, pequenas, médias e grandes empresas”, afirmou Fábio Silva, durante o evento.
Fonte: Assessoria de Imprensa