Na última quinta-feira (16), o presidente da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Rainer Zielasko e o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini participaram de audiência com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. O tema foi o projeto Territórios da Cidadania, desenvolvido pela Federação em parceria com o Sebrae, cujo objetivo é o desenvolvimento territorial no Paraná. Pela Faciap, quem também apresentou o projeto foi o superintendente Marcio Vieira, o vice-presidente de Assuntos de Finanças e Patrimônio Marcelo Bernardi Andrade e a vice-presidente para Assuntos de Eventos Deborah Dzierwa.
Atualmente, 74 municípios paranaenses possuem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior à média nacional. O Paraná apresenta quatro áreas dentro dos Territórios da Cidadania: Paraná Centro, Norte Pioneiro, Vale do Ribeira e Cantuquiriguaçu. O projeto, entregue para a ministra, busca a melhoria do ambiente de negócios para inclusão produtiva nos Territórios. “Compartilhamos a crença de que as micro e pequenas podem ser parte da solução e contribuir para potencializar o desenvolvimento nestes locais, a partir da criação de um ambiente de negócios que lhes seja favorável”, afirmou o presidente Rainer.
“No ano passado, fizemos a pactuação em torno dos Territórios da Cidadania com a Faciap durante a XXI Convenção, juntamente com mais 18 entidades. Desde então, vêm sendo realizadas reuniões frequentes nestes locais, com o objetivo de reforçar ações focadas no desenvolvimento da cultura e educação empreendedora, inclusive nas escolas, para uma nova geração de líderes”, pontuou Julio Agostini.
Entre as metas do projeto, está a inclusão no atendimento de 100% das Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) localizadas nos Territórios até 2014, estímulo a criação de 2 mil novas empresas e implantação do programa Educação Empreendedora até 2015, inclusão da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em 70% dos municípios das áreas e preparação de agentes de desenvolvimento em 74 municípios até 2013. “Para que essas ações se concretizem, é necessário desenvolver ações focadas no desenvolvimento de setores produtivos prioritários”, destacou o superintendente Marcio Vieira.
Convenção
O projeto Territórios da Cidadania será tema de plenária durante a XXII Convenção Anual da Faciap, no dia 1º de outubro. Na ocasião, será realizada palestra e debate sobre as ações desenvolvidas em torno do tema e apresentação de cases de sucesso.
A ministra Gleisi Hoffmann já confirmou presença no evento, que acontece de 30 de setembro a 2 de outubro.
Fonte: FAciap