A Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv) foi a primeira entidade do gênero a conquistar o Selo de Qualidade de Gestão no Sudoeste, e a terceira do Estado do Paraná. Um ano após a conquista é necessário a realização de duas auditorias para a recertificação. Umas das audiências aconteceu na quarta-feira, 16, durante todo o dia. Profissionais da Meta Consultoria estiveram na entidade auditando todos os processos da entidade junto aos colaboradores. Entre os itens auditados estão: controle de documentos e registros, treinamento do pessoal, definição da política de compras, recrutamento e seleção e controle patrimonial, além do desempenho dos indicadores e metas.
A certificação que reconhece o sistema de gestão da qualidade da Acedv permite oferecer aos associados e à comunidade um serviço com qualidade contínua e eficácia do sistema de gestão. Para chegar a esta certificação, a associação estabeleceu uma política de qualidade implantando os 24 procedimentos (PQS) exigidos pela organização. Ao final do dia, os auditores Márcia Corrêa e Daltro Renosto apresentaram um relatório sucinto, mas em breve enviarão um relatório completo com todos os detalhes. Porém, de acordo com o relato, a entidade deu continuidade aos processos implantados de maneira satisfatória e alinhada aos seus princípios e propósitos: “oferecer aos associados e comunidade serviços com qualidade, identificando as necessidades regionais e fomentando o desenvolvimento empresarial, através da melhoria continua e a eficácia do sistema de gestão da qualidade”. Ainda segundo os auditores, são poucos os casos em que a auditoria para recertificação não encontra pelo menos um RNC – Relatorio de Não Conformidade. “Tem algumas observações e oportunidades de melhoria, mas nenhuma ocorrência de RNC, isso raramente ocorre nesse momento em que há uma auditoria para a recertificação”, destacou Daltro.
O presidente da entidade, empresário Gilson Tedesco, destacou que é um admirador de processos e máquinas, mas que estes processos dependem de pessoas, e o resultado positivo obtido na auditoria se deve a equipe de profissionais da entidade. “Se a qualidade dos processos não foi afetada, mesmo em um período de mudança de diretoria, é por causa dessa equipe de profissionais que é comprometida com a entidade e hoje posso dizer com certeza que eu tenho orgulho de trabalhar com essa equipe”, completou. A próxima auditoria interna esta prevista para o mês de fevereiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa ACEDV/CDL