Diretores e representantes de cooperativas da agricultura familiar e economia solidária do Estado do Paraná (Unicafes-PR) participarão, nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17, em Curitiba, do Seminário Estadual do Cooperativismo Solidário e da Cadeia Peixe, realizado pela Unicafes Paraná, com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
O evento que acontecerá no auditório do Sebrae deverá reunir mais de 200 pessoas, entre elas associados de diversos ramos, além de autoridades locais, regionais, estaduais e federais e entidades parceiras da agricultura familiar. O objetivo principal é discutir a conjuntura atual, desafios e perspectivas do cooperativismo solidário.
O encontro também abordará o Ano Internacional das Cooperativas, promulgado pela Organização das Nações Unidas, reforçando a importância destas instituições para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. A programação contará com a realização de painéis e oficinas temáticas sobre Quadro Social, Cadeias Produtivas, Dirigentes, Mercado e Governo.
Uma das oficinas irá destacar o cenário atual da cadeia do peixe no Estado do Paraná e a expansão do setor com a constituição de novas cooperativas. Sexta-feira, 17, será realizada a Assembleia Geral Ordinária, para prestação de contas, filiação de novas cooperativas à Federação Unicafes PR e recomposição dos Conselhos Administrativo e Fiscal. Segundo o presidente da Unicafes PR, Luiz Ademir Possamai, o evento é oportuno para que as cooperativas entendam a importância real de suas ações para o desenvolvimento socioeconômico e no combate a pobreza no campo.
Cooperativismo solidário
Atualmente a Unicafes PR está presente em 110 municípios do Estado, envolvendo mais de 80 mil associados, articulados através de diversas centrais regionais. A entidade congrega ainda 150 cooperativas dos ramos crédito, produção, leite, comercialização e ater, além de outras cooperativas de habitação, turismo, café e frutas.
Fonte: Jornal de Beltrão