cacispar

quarta, 22 de agosto de 2012

Indústria Beltronense Produzirá Usinas Eólicas

Começa a operar no ano que vem em Francisco Beltrão a primeira indústria de produção de usinas eólicas do estado. O terreno já está recebendo as benfeitorias para abrigar os 8 mil m2 de área construída da FEEL- Flessak Energia Eólica, que apresentou sua futura estrutura e produção na reunião semanal da Associação Empresarial (Acefb).

A FEEL produzirá em Beltrão os geradores e todos os componentes necessários à usina, com exceção da estrutura da torre e das pás, que serão fabricadas em Toledo, na unidade da GBT Brazil, uma associação da FEEL com a Global Blade Technology, da Holanda. Desta forma, a S/A será uma das únicas empresas do país a deter toda a cadeia produtiva das usinas, desde a emissão de laudos técnicos sobre áreas a serem implantadas, fabricação, montagem e assistência técnica rotineira.

Segundo explicou Edson Flessak aos empresários beltronenses, a indústria terá capacidade para produzir cerca de 100 torres por ano, uma média de duas por semana. De início, serão produzidas usinas com potências de 900kW. "A demanda tá muito boa, a repercussão da produção já está sendo grande no mercado especializado", afirma Flessak. Cerca de 300 empregos diretos e indiretos deverão ser criados com a instalação da FEEL.

Flessak diz que a produção pretende atender aos mercados da microgeração e parques de grande porte. A empresa aposta no crescimento do mercado, de 18% ao ano, e na demanda das concessionárias que venderam energia ao governo através de leilões, mas não tem como supri-la, para se consolidar no ramo energético.

A produção de energia através dos ventos vem sendo uma alternativa às hidrelétricas, cada vez mais caras e complexas de construir em função das exigências ambientais. Nos últimos oito anos, o preço por mW da energia eólica caiu quase que pela metade e a estimativa é de que neste ano sejam produzidos 1471 mW de energia eólica.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Acefb

Galeria de Fotos