Cacispar

segunda, 27 de agosto de 2012

Missão técnica da região Oeste conhece estrutura do setor de TI em Beltrão

Há um ano e meio, Elóis de Arruda Rodrigues trabalhava na casa dos pais fazendo animações em três dimensões. Aos poucos, foi estabelecendo a empresa, que nominou de Adhoc 3D: se instalou na Incubadora Tecnológica de Beltrão e hoje conta com quatro funcionários. Elóis está em fase de negociação de contratos e parcerias - inclusive internacionais - e projeta uma necessidade de dezenas de funcionários para o próximo ano caso eles se concretizem.

Exemplos como este e de outras empresas do setor de Tecnologia da Informação foram apresentados a empresários ligados ao Arranjo Produtivo Local (APL) Iguassu IT, da região Oeste do Estado, e profissionais do Parque Tecnológico da Itaipu Binacional. Eles estiveram em Francisco Beltrão nesta quinta-feira conhecendo os projetos e o desenvolvimento do setor no município.

O presidente do NTI Sudoeste, Sergio Carvalho, um dos anfitriões, disse que o grupo visitante tem bons exemplos na área de capacitação e principalmente de gestão da integração com o poder público. "Eles vieram nos visitar em virtude de uma realidade que a gente tem mostrado em alguns encontros, que nós estamos realmente vivendo a era da tecnologia, que temos alguma coisa para mostrar às outras regiões do Paraná", frisou.

Logo no início da tarde, o grupo conheceu o exemplo do Nubetec (Núcleo Beltronense de Tecnologia da Informação) ligado à Acefb e que congrega dez empresários do setor de TI. Depois, conheceram a estrutura da Incubadora Tecnológica (Findex) que abriga nove projetos, e ainda visitaram as empresas ConsisaNet e Ceicom. A missão técnica também foi realizada em Dois Vizinhos e Pato Branco e acompanhada por consultores do Sebrae.

Para o presidente do APL Iguassu IT, Leandro Scalabrin, as visitas técnicas são realizadas com frequência e buscam apresentar as experiências de sucesso e também os erros, para que não sejam cometidos. "Independente se esteja começando ou num estágio mais avançado, cada um tem um pouco a ensinar, já que muitas necessidades e problemas são muito comuns, independente do tamanho da região", disse ele. O gerente do Parque Tecnológico de Itaipu, Silvio Henrique Mendes, também comentou que muitos exemplos positivos do Sudoeste poderão ser implantados em Foz do Iguaçu, município que abriga a estrutura do PTI.
Fonte: Jornal de Beltrão

Galeria de Fotos