Com a presença do secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Amaro Lins, e do representante do Ministério da Saúde, Carlos Eduaro Nery Paes, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) procedeu ontem a apresentação dos projetos pedagógicos dos cursos de medicina a serem implantados na instituição, nos campus de Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS).
Segundo o reitor Jaime Giolo, essa é uma solenidade ímpar na história da UFFS. "Estamos apresentando à comunidade os projetos pedagógicos dos cursos que são voltados para a própria comunidade, com a finalidade de complementar e avalizar nosso sonho de um curso de medicina público na região. Queremos que os projetos sejam fixados no coração e na cabeça das pessoas, esse é compromisso assumido pela UFFS e pelo seu entorno", salientou.
"As parcerias com as prefeituras, hospitais e centros de saúde também legitimam o processo. Assim que obtivermos um sinal positivo do MEC, iremos trabalhar com seriedade, qualidade e rapidez para a implantação e funcionamento dos cursos", afirmou Giolo.
Para o secretário de Educação Superior do MEC, Amaro Lins, o seminário de hoje é uma consolidação de duas ações do governo federal. "Isso tudo começou com a expansão do ensino superior público para o interior do país, no ano de 2006. Não fosse essa política, nem estaríamos aqui hoje, com uma universidade como a UFFS, promissora, que em apenas três anos de existência já pleiteia, com vigor e autoridade para tanto, dois cursos de medicina.”
O diretor-superintendente do Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre, Carlos Eduardo Nery Paes, participou do seminário representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Paes apresentou um panorama resumido do Sistema Único de Saúde, enfatizando a importância de novos cursos na área da saúde.
"O SUS é um sistema de apenas 22 anos que já propicia um conjunto de mudanças aos brasileiros. Anualmente, são realizados 500 milhões de atendimentos, cerca de 12 milhões de internações e 30 milhões de tratamentos quimioterápicos”, comentou.
Fonte: Jornal de Beltrão