Diversidade e novidades voltadas ao mundo empresarial em destaque na Convenção Faciap
Os participantes da XXII Convenção Anual da Faciap tiveram agenda cheia da manhã desta terça-feira (02). Simultaneamente foram realizados sete painéis setoriais. Confira:
CEME/PR
A força da mulher no setor empresarial foi amplamente debatida e provada em números pela presidente do CEME/PR, Maria Salette Rodrigues de Melo. “Hoje temos 94 conselhos ativos no Paraná e outros dez novos conselhos estão prontos para serem iniciados”, comemorou.
Convidado para palestrar durante o painel do CEME, o professor Amauri Crozariolli afirmou que a participação da mulher no associativismo e no cooperativismo projeta um crescimento muito mais rápido a esses setores da economia. O presidente da Faciap Paraná, Rainer Zielasko, também celebrou o fato de o Paraná ser o estado com maior número de conselho de mulheres formados no Brasil.
Junta Comercial do Paraná (Jucepar)
Durante o painel dos Escritórios Regionais da Jucepar, o presidente da entidade e do Conselho Superior da Faciap, Ardisson Naim Akel, destacou a ampliação da interiorização dos escritórios, (15 novos no Paraná). “Nós estamos dispostos a ampliar e continuar atendendo melhor aos nossos associados”.
Ardisson aproveitou a oportunidade e fez um chamamento aos empresários paranaenses para que atualizem o registro contratual das empresas – recentemente, a Jucepar considerou 33 mil empresas inativas por não haver nenhum registro atualizado nos últimos dez anos.
Empreender e Capacitar
Na manhã desta terça-feira, os participantes também puderam participar do painel Programa Empreender e Capacitar que, graças a uma parceria entre a Faciap e o Sebrae, vem promovendo a capacitação e atualização das associações comerciais e industriais do Paraná. “São ferramentas para os gestores se atualizarem com capacidade e a, partir disso, aplicarem esses modelos de gestão nas ACES”, disse Márcio José Vieira, superintendente da Faciap e gestor do Empreender no Paraná.
IPPEX
Já no painel do Instituto IPPEX, os palestrantes fomentaram a atividade de comércio exterior com o objetivo de fortalecer as associações comerciais paranaenses e seus associados na atividade internacional. O painelista Ricardo Stephano, da Cargo World, fez questão de ressaltar essa parceria: “Agora, associados Faciap, por meio do IPPEX, podem contar com excelência nos serviços de importação e exportação”.
O ponto alto do encontro ficou por conta do anúncio do vencedor do III Prêmio IPPEX Excelência em Comércio Exterior, conquistado pela Associação Comercial de Maringá.
Base Centralizadora Faciap (BCF)
Lançada neste ano, a Base foi um importante passo na história do Associativismo paranaense. Os aspectos técnicos do serviço de proteção ao crédito foram tratados durante o painel coordenado por Edson Araújo Filho, com a presença de representantes do SPC Brasil e Serasa Experian, parceiros do produto na Faciap. De acordo com Edson, este foi o primeiro de muitos workshops voltados aos profissionais de ACEs atuantes na BCF. “Estamos oferecendo mais credibilidade e qualidade nos serviços oferecidos. Queremos levar aos nossos associados aquilo que ele precisa para gerir os negócios, além de estratégias”, afirmou. O presidente da Federação, Rainer Zielasko, destacou a presença da BCF em todo o Paraná. “Todo o Associativismo paranaense está envolvido na Base. Já estamos com 600 mil consultas, em um aumento de 15% ao mês, e isso representa um número muito significativo”, ressaltou.
Conjove/PR
O Conselho Estadual do Jovem Empresário, liderado pelo presidente Elói Mamcasz, apresentou suas atividades durante a última gestão. De acordo com ele, a atuação do Conjove em bandeiras como a redução da carga tributária e menor burocratização para pequenas empresas torna o modelo paranaense um destaque a nível nacional. “Uma de nossas bandeiras é a inclusão de mais empresas no Simples Nacional, afinal, elas são feitas para crescer. O Paraná tem uma área produtiva muito grande, mas ainda existem muitos gargalos”, explicou. Outro trabalho importante desenvolvido pelo Conjove é o Feirão do Imposto, realizado em várias cidades com a apresentação de produtos e como seria o seu valor sem os impostos embutidos, e também foi apresentado na feira de produtos e serviços da Convenção.
Certificação Digital
O diretor do ITI – Instituto de Tecnologia da Informação, Renato Martini, abordou durante o painel de Certificação Digital – produto desenvolvido pela Faciap através do gestor Paulo Henrique Batista – as mudanças e perspectivas na área. Segundo ele, a Certificação trata-se de um esforço tecnológico e jurídico em organizar essa infra-estrutura para entregar às empresas a sua identidade digital. “O Brasil passou por uma migração do mundo do papel para o eletrônico, e o Certificado é uma peça de um processo de desmaterialização, que traz economia na questão ambiental. Poucos países conseguiram montar a estrutura que o nosso país está montando. O crescimento acompanha a demanda, e o processo de mudança é muito rápido”, disse Martini.
Fonte: Imprensa Faciap