Neste ano, a Acefb completa 50 anos de atuação em Francisco Beltrão. E, para comemorar a data, a entidade está promovendo, em parceria com a UTFPR e o Sebrae, o 1º Workshop de Empreendedorismo. O evento começou na noite de terça-feira, dia 16, no Espaço da Arte. Para iniciar, uma palestra com Cláudio Roberto Bertoldo Langone, coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, do Ministério do Esporte.
"O Sudoeste está vivendo um momento especial em relação ao empreendedorismo. Por isso, é muito importante debater o assunto em nossa região, que ainda tem muito a evoluir", comenta César Giovani Colini, consultor do Sebrae.
"Entendemos que esse tema é importante para a sociedade e sempre deve ser objeto de discussão. Fala-se bastante em empreendedorismo e a Acefb está dando uma atenção especial ao assunto", afirma Antônio Pedron, presidente da Acefb.
"Francisco Beltrão está mostrando muita atenção aos empresários. Essa parceria com as entidades sempre existiu. Para nós, é uma honra participar de um evento como esse", enfatiza Willians Costa, secretário de Indústria e Comércio de Francisco Beltrão.
Para o diretor-geral do campus da UTFPR em Francisco Beltrão, Paulo Apelles, o workshop traz um assunto que ainda vai ser bastante discutido até a Copa do Mundo de 2014. "Temos que pensar em alternativas de empreendedorismo, lembrar do pipoqueiro na frente do estádio, para que ele possa ser criativo, sirva bem os nossos visitantes, sirva milho não transgênico em sacos retornáveis", avalia.
De acordo com o palestrante Cláudio Langone, que veio pela primeira vez ao Sudoeste do Paraná, o tema empreendedorismo e sustentabilidade é algo que está em alta. "Difícil encontrar alguém contra a sustentabilidade, é um conceito simpático, que ganha força. Temos que olhar para as próximas gerações, uma forma diferente de desenvolvimento", acrescenta.
Além da palestra, o workshop teve ainda na programação uma mesa redonda com três empreendedores: Édson Flessak, da Organização Flessak; Itamir Viola, da Viasoft Softwares Empresariais; e Rodrigo Dobrovolski, da Rocamp, de Capanema.
Fonte: Jornal de Beltrão