Cacispar

segunda, 29 de outubro de 2012

Produção industrial do PR deve chegar a 7 por cento

Completando apenas um ano a frente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o empresário Edson Campagnolo, sudoestino de nascença e também em seus investimentos, já celebra o avançado crescimento do Estado em mais um ano consecutivo. Ele esteve em Dois Vizinhos nesta semana para um dos encontros da rodada de planejamento estratégico, que aconteceu em todas as regiões do Estado. Na ocasião, conversou com o JdeB e avaliou positivamente o desenvolvimento do Paraná.

Questionado sobre o potencial de nossa região, Campagnolo destacou o Paraná fechará o ano com ótimos índices no setor industrial.

"Na produção industrial, enquanto o Brasil deve fiar em zero por cento de crescimento, o Paraná está tão avançado que devemos fechar com 6% a 7%. Nas vendas industriais, o crescimento deverá ser entre 5% e 6%. Isso mostra claramente como o Paraná está acima da média brasileira. Enquanto o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil fechou em 2,7% no ano passado, o Paraná fechou em 4%. Este ano, o Brasil deve fechar em 1,5%, e no PR é de 3 a 3,5%, continuamos acima da média", comemora.

Edson ainda frisa que o Sudoeste não se difere muito das demais regiões do Estado. "Aqui no Sudoeste não é diferente. Percebemos, por exemplo, dentre outras empresas, a BRF, que está ampliando sua contratação de mão de obra para mais 400 a 500 colaboradores. Na área de TI, temos empresas da região que estão ampliando de 300 para 400 empregos. O setor metal mecânico, a linha branca, alimentos e vestuário estão muito bem. Principalmente no setor do vestuário, tem empresas daqui que irão fechar o ano com aumento de 20% em relação ao ano passado. São estes índices positivos que fazem o Estado crescer acima da média brasileira."

O Paraná em dez anos

Conforme o presidente da Fiep, a instituição tem uma ação interna intitulada Setores Exportadores de Futuro, que trabalha com o horizonte de dez anos na frente. As ações estão presentes desde 2005, quando previam os avanços do Paraná até o ano de 2015. "São 15 áreas que marcamos as oportunidades e ameaças que poderiam dificultar este crescimento. Inclusive nesta rodada de encontros pelo Estado, o pessoal está apresentando os números colhidos até agora, e num horizonte sempre de dez anos para frente. Percebemos que o PR está num crescimento muito acima do que outros estados. Com este governo recente, já são muitos milhões de reais investidos em várias áreas. A previsão é que o PR continue neste crescimento, graças a este investimento feito no passado, em parte pelas políticas públicas, mas também muito se deve ao empreendedor paranaense, que percebeu as oportunidades e continuou investindo e atraindo novos investimentos", pontua Edson.


Projetos da Fiep

Dentre as bandeiras levantadas por Edson Campagnolo em sua gestão na Fiep, além da interiorização da entidade, mantendo-se mais próxima dos sindicatos e dos próprios industriários, um dos destaques é a questão da logística e infraestrutura, na luta por melhorias em todo território estadual. "Mas isso não depende só de nós, é algo externo. Percebemos que quando dependemos do governo do Estado ou Federal, as coisas não acontecem com a mesma velocidade que nós, industriais, precisaríamos. Por mais que tenhamos tido ações efetivas, não conseguimos ainda ver a resposta. Anúncios foram feitos e esperamos que já em 2013 sejam implementadas as melhorias nas rodovias, ferrovias e portos."
Fonte: Jornal de Beltrão

Galeria de Fotos