Cacispar

quarta, 28 de novembro de 2012

Edson Campagnolo é cidadão honorário

O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, recebeu na noite da última sexta-feira, 23, o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A honraria foi proposta pela vereadora Dona Lourdes (PSB), que destacou a trajetória pessoal e profissional de Campagnolo. Para o presidente da Fiep, o título é um reconhecimento não apenas a sua biografia e sua atuação como líder empresarial, mas também ao protagonismo que a Federação exerce no desenvolvimento do Paraná.

"Sabemos que o Edson Campagnolo é um homem sério e que representa muito bem o nosso Paraná", afirmou Dona Lourdes. "Hoje precisamos de homens idealistas, que trabalhem e ajudem nossa sociedade. Por isso propus essa homenagem, que me deixa muito feliz", acrescentou a vereadora.

Campagnolo dedicou a homenagem especialmente a Deus e a sua família. "É algo maravilhoso, que eu reparto com a minha família. Talvez o que motivou a vereadora a propor esse título foi o que meus pais sempre me ensinaram, a respeitar todas as pessoas, independente de sua condição social", declarou. "Agradeço também a Deus por estar recebendo este título. Depois de ter sido eleito presidente da Fiep, considero esta a principal honraria que recebi. Fui incluído no hall de tantos cidadãos ilustres curitibanos ou adotados por esta cidade", afirmou.

O presidente da Fiep também afirmou que o título é um reconhecimento pela importância do trabalho da Fiep para o Paraná. "Quando um cidadão que é o primeiro presidente da Fiep vindo do interior do Estado é chamado para receber essa honra, não tenho dúvidas de que a Federação também está sendo homenageada. Ganha a nossa instituição, com suas casas Fiep, Sesi, Senai e IEL", disse.

Em seu discurso durante a sessão solene, a vereadora Dona Lourdes destacou a biografia do presidente da Fiep. Nascido em Francisco Beltrão, na região Sudoeste do Paraná, em 8 de outubro de 1959, Campagnolo mudou-se com a família para Curitiba dez anos depois. Foi na capital que começou sua vida profissional, trabalhando no antigo banco Bamerindus, e também sua carreira empresarial, ajudando a mãe, Dirce, em uma malharia fundada por ela.

Posteriormente, em 1990, Campagnolo estabeleceu-se em Capanema, também no Sudoeste do Estado, onde fundou, junto com a esposa Sueli, a indústria de confecções Rocamp. Lá aumentou também seu envolvimento com o associativismo. Presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Capanema e a Coordenadoria das Associações Empresariais do Sudoeste, que reúne 27 entidades da região, além de ter sido vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

Entre 2002 e 2007, Campagnolo presidiu o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sudoeste do Paraná (Sinvespar), que representa mais de 300 empresas do setor. Em 2003, tomou posse como vice-presidente da Fiep, cargo para o qual foi reeleito em 2007. No mesmo ano, foi eleito membro do Conselho Estadual do Senai Paraná, sendo reeleito em 2009. Em 2010, passou a presidir o Conselho Estadual do Sesi Paraná.

Na Fiep, foi protagonista de importantes iniciativas. Foi o idealizador da campanha "A Sombra do Imposto", que tem por objetivo conscientizar a população sobre o peso dos tributos e iniciar um movimento pela Reforma Tributária. Também coordenou o Conselho Temático de Assuntos Tributários. Como empresário de confecção, Campagnolo participou ativamente do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário, sendo um dos responsáveis pela criação do Paraná Business Collection, principal vitrine da moda paranaense.

No dia 3 de agosto de 2011, com amplo apoio dos sindicatos industriais paranaenses, Edson Campagnolo foi eleito presidente da Fiep, entidade que comanda até 2015.


Reconhecimento

A sessão solene de entrega do título de Cidadão Honorário de Curitiba a Edson Campagnolo reuniu várias lideranças empresariais, incluindo presidentes de sindicatos industriais, diretores da Fiep e integrantes de outras entidades representativas do setor produtivo paranaense. Elas destacaram o trabalho que Campagnolo vem executando à frente da Fiep e seu papel para o desenvolvimento do Estado.

"Esse título é um reconhecimento da sociedade de Curitiba ao trabalho sério e consistente que o Edson Campagnolo vem fazendo na Fiep", afirmou o empresário Hélio Bampi, vice-presidente da entidade. "É um reconhecimento também a toda a Federação, que vem atuando em prol do desenvolvimento econômico e social do Paraná", completou.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Paraná (Sicepot), Sérgio Piccinelli, destacou que a gestão de Campagnolo na Fiep tem sido uma "grata surpresa" ao setor industrial paranaense. "Ele tem buscado soluções concretas para diversos problemas que a indústria enfrenta, especialmente na questão da infraestrutura. É o primeiro presidente da Fiep que se interessa de fato pela melhoria da nossa logística de transportes, tornando-se um soldado nesta luta que vem sendo colocada como prioridade também pela presidente Dilma", afirmou.

Já a vereadora Noemia Rocha (PMDB), 4ª secretária da Câmara Municipal de Curitiba, que presidiu a sessão solene de sexta, afirmou que o título é um importante reconhecimento a uma pessoa que contribui com o desenvolvimento de Curitiba e do Paraná. "Esta é a principal honraria do município e nos sentimos felizes de concedê-la ao Edson Campagnolo", declarou.
Fonte: Jornal de Beltrão

Galeria de Fotos