Ontem (28) , a comunidade de Dois Vizinhos comemora o 51ª aniversário de emancipação político administrativa. Neste ano, não será realizada nenhuma festividade alusiva à data, devido ao amplo cronograma de atividades realizadas no ano passado, quando o município celebrou o Cinquentenário.
Na avaliação de autoridades e lideranças regionais, bem como demonstram dados estatísticos, Dois Vizinhos tem se destacado na região Sudoeste e ganhado espaço em vários setores. O fortalecimento da produção agropecuária, a intensa geração de empregos e os milionários investimentos de indústrias e universidades têm atraído olhares à cidade, que a cada ano cresce de maneira avançada e convida novos investidores, conquistando também politicamente apoio e recursos estaduais e federais.
Índices otimistas
Com população de 36.179 habitantes, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, muitos moradores insistem em garantir que a população real ultrapassa os 40 mil, visto a grande demanda de estudantes que ano após ano vêm das mais diversas cidades brasileiras para usufruir das dezenas de cursos de graduação e das estruturas universitárias oferecidas.
Outros índices de desenvolvimento também são motivo de orgulho para a comunidade local. Atualmente, são mais de 19.137 veículos (Censo 2010) circulando pelo município, dos quais 10.589 são automóveis. No setor empresarial, mais de 1.600 empresas estão registradas nos mais diversos setores da indústria, comércio e prestação de serviço.
Na pecuária, o município também tem seu destaque merecido. Com o valor total da Produção Bruta Primária em 2011 tendo ultrapassado os R$ 530 milhões, Dois Vizinhos se mantêm no posto de 2º maior produtor agropecuário do Sudoeste, atrás apenas de Francisco Beltrão. Além da ampla produção de grãos, como milho, soja, feijão e trigo, os rebanhos também atingem números consideráveis: são quase 39 mil cabeças de gado, além de 91 mil suínos e mais de 5 milhões de aves.
"Município está muito bem"
Assim avaliou o prefeito Zezinho Ramuski (PSDB). Para ele, Dois Vizinhos se situa como uma das melhores cidades do Paraná em vários aspectos. "É um lugar progressista, com muitas atividades e um povo comprometido. A expectativa de futuro para esta cidade é muito boa, e faço votos de que continue merecendo este destaque por tudo o que já fez e ainda fará."
Ao final de seu mandato, Zezinho também demonstra o quanto se sente orgulhoso em poder ter contribuído com o município. "A cidade se consolida e hoje é respeitada por sua gente e seu povo trabalhador. Estamos em um patamar importante, e fico feliz em saber que modestamente colaborei com isso. Torço por esta bela cidade e que continuem se abrindo muitos caminhos para este povo."
Quem também reconhece a posição respeitada do município é o engenheiro agrônomo e chefe do Núcleo Regional da Seab, Vinícius Coletti. Para ele, Dois Vizinhos está muito fortalecido e ainda tem potencial para crescer no setor agropecuário. "Nossa produção agropecuária é muito diversificada. Temos alguns alicerces, como a avicultura, o leite, o gado e o suíno, sem contar na produção de grãos. É uma região com muita tecnologia e produtores buscando especialização. Temos destaque e ainda muito potencial para produzir ainda mais."
Fonte: Jornal de Beltrão