CACISPAR

quarta, 06 de março de 2013

Conselho do Trabalho se reúne em Maringá

O secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária do Paraná, Luiz Claudio Romanelli, participou, no dia 27, em Maringá, da primeira reunião do Conselho Estadual do Trabalho realizada no interior. O encontro foi na Associação Comercial e Empresarial de Maringá.

O Conselho Estadual do Trabalho é formado por representantes do poder público, trabalhadores e empresários. Pela Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, a vice-presidente para Assuntos da Indústria, Deborah Dzierwa é Conselheira titular. Ele tem por finalidade estabelecer diretrizes e prioridades para as políticas de trabalho, emprego e renda no Estado do Paraná. Cabe aos conselhos promover a democratização das relações de trabalho e o entendimento entre trabalhadores, empregadores e o poder público.

Além da reunião, os participantes também visitaram a Cocamar – Cooperativa Agroindustrial de Maringá, considerada detentora do maior complexo industrial do cooperativismo brasileiro. O CET/PR está reunido em Maringá, para uma pauta de discussões sobre assuntos de interesse dos trabalhadores e empregadores.

Para o secretário Luiz Claudio Romanelli, a Cocamar representa o sucesso do sistema cooperativista, que tem colhido resultados satisfatórios, tanto na geração de emprego e renda quanto na produção, comercialização e exportação de produtos oriundos do agronegócio. “É uma das cooperativas que mais cresce no Paraná e que a cada ano tem ofertado qualidade ao consumidor e propiciado bons negócios ao produtor”, destaca o secretário.

A Cocamar possui hoje o maior parque industrial do Brasil. Segundo o presidente da cooperativa, José Lourenço,
são mais de 25 unidades, com um total superior a 1800 colaboradores e mais de 6 mil cooperados. “Toda essa estrutura garante a solidez da cooperativa e alavanca o desenvolvimento sustentável defendido pela Cocamar”, ressalta.

Atualmente, a Cocamar atua na industrialização de farelos e óleos vegetais, torrefação e moagem de café, indústria de fios, madeira tratada, indústria de sucos concentrados, suplemento mineral e maionese, atomatados e molhos. Em março, a Cooperativa comemora 50 anos de fundação.

Fonte: faciap.org.br

Galeria de Fotos