CACISPAR

quarta, 13 de março de 2013

Games promovem interatividade na Feira do Empreendedor em Curitiba

Aplicativos envolvem, de forma lúdica e diferenciada, temas como crédito, empreendedorismo, sustentabilidade e abertura de empresas

Uma das novidades que promete movimentar a Feira do Empreendedor 2013 – Paraná, de 21 a 24 de março, no ExpoUnimed, em Curitiba, será um espaço de interatividade para quem já tem ou quer abrir um pequeno negócio. O espaço é um exemplo da virtualização do atendimento, proposta para atender uma demanda crescente de empreendedores e empresários que buscam orientações sobre negócios pela internet.

Ao todo, serão disponibilizados seis games corporativos que envolvem, de forma lúdica e diferenciada, temas como sustentabilidade, crédito, empreendedorismo, perfil empreendedor e abertura de empresas.

Dos seis games, três foram desenvolvidos especialmente para serem lançados no evento e direcionados para empresários. São eles: Gestão sustentável; Saúde da sua empresa; e Perfil de crédito. Já os games Perfil do empreendedor e ‘Laboratório’ do Conhecimento foram criados para a última edição da Feira do Empreendedor, que aconteceu em Curitiba, em 2011, e, devido ao sucesso, voltam este ano para também compor o espaço.

O game Trilha do Empreendedor, lançado em 2012 para pessoas interessadas em abrir uma empresa, mas que, muitas vezes, não têm muito claro como e por onde começar, também fará parte do espaço preparado pelo Sebrae/PR.

De acordo com a consultora de Marketing do Sebrae/PR, Adriana Schiavon Gonçalves, os games são uma tendência mundial porque facilitam o acesso das pessoas ao conhecimento. “Cada game tem a sua especificidade. Queremos, com os aplicativos, disseminar de uma forma inovadora e chamativa conteúdos em empreendedorismo, gestão de empresas, dentre outros. E o melhor de tudo, gratuitamente.”

Já tenho empresa

No Gestão Sustentável, o empresário poderá avaliar o grau de sustentabilidade da sua empresa e quais as possibilidades de melhorias. O game é ambientado em um ‘labirinto’. A ideia é abordar questões, em forma de pergunta e resposta, sobre os três pilares da sustentabilidade: Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental e Responsabilidade Econômica.

Além de uma autoavaliação, o game oferecerá dicas de soluções sobre como fazer para tornar o empreendimento mais sustentável. A ideia é avaliar o quanto o empresário está interessado e motivado, sua dedicação na busca pela aplicação do conhecimento oferecido pelo Sebrae e o nível de envolvimento o qual sua empresa se encontra.

Após conhecerem o game Gestão Sustentável, os empresários ainda poderão embarcar em uma ‘viagem’ para conhecer um pouco mais sobre o tema sustentabilidade, ao entrarem no cinema 5D, com tecnologia para despertar os sentidos. As sessões ajudarão, por meio de um aplicativo, os interessados a testarem se seus empreendimentos são sustentáveis ou não.

O game Saúde da sua empresa, também para quem já tem um empreendimento, faz uma analogia a uma ‘consulta médica’. O empresário terá, no caso, uma consulta empresarial, que identificará se o empreendimento está ‘saudável’ ou se sofre de uma ‘anemia empresarial’, ‘marketerícia’, ‘financite’ ou ‘mesmice’, termos fictícios criados para sinalizar quais deficiências estão afetando a competitividade da empresa.

De acordo com o resultado, o empresário receberá dicas específicas e poderá receber, também, uma cartilha virtual com conteúdos relacionados ao empreendedorismo, marketing, finanças e inovação.

Já no outro game corporativo que será lançado no evento – Perfil de Crédito -, o empresário terá ferramentas para saber se tem ou não perfil adequado para buscar crédito em instituições financeiras.

Os games disponíveis para empresários, de acordo com Adriana Schiavon Gonçalves, serão lançados oficialmente na Feira do Empreendedor 2013 – Paraná e, posteriormente, estarão disponíveis nas plataformas Facebook, internet e Mobile (iPhone, iPad e Android).

Quero abrir empresa

Os games Perfil do Empreendedor e ‘Laboratório’ do Conhecimento, sucesso na edição de 2011 da Feira do Empreendedor e ideais para quem quer abrir empresa, voltam em 2013 para compor o espaço de interatividade.

No Teste do Perfil Empreendedor, a ideia é que os visitantes respondam um questionário-padrão, com 20 perguntas, e verifiquem se têm tino empresarial. Com o teste, os empreendedores saberão se possuem ou não algumas características consideradas necessárias para conduzir, de forma eficaz, a gestão de uma pequena empresa, além de apresentar dicas de comportamento e posturas que podem ser melhoradas.

A partir de uma pontuação, o Sebrae/PR mapeou três perfis empreendedores: Arqueiro/Arqueira; Caçador/Caçadora; e Gladiador/Gladiadora. O Teste do Perfil Empreendedor explora dez características, necessárias para empreender, dentre as quais a iniciativa e busca de oportunidades; capacidade de correr riscos calculados; persistência; comprometimento; e o estabelecimento de metas.

Sucesso na internet, o Teste Perfil do Empreendedor teve repercussão positiva na última Feira do Empreendedor. De março de 2011 até janeiro de 2013, o teste foi realizado mais de 30 mil vezes na internet e teve 1.671 downloads no Google Play e 2.678 na App Store.

Outra proposta inovadora da Feira do Empreendedor 2011 foi o ‘Laboratório’ do Conhecimento, que estimula empreendedores a construírem a própria ‘fórmula de sucesso’ e a refletirem sobre aspectos do empreendedorismo, a partir da vivência de “experiências empreendedoras”. O ambiente tem como objetivo estimular o empreendedor a buscar novas informações, durante e após o evento.

A fundamentação teórica do ‘Laboratório’ do Conhecimento tem como base conceitos do Próprio, um programa de orientação do Sebrae para interessados em abrir um negócio. No game, o visitante testará seu conhecimento, relacionado ao comportamento empreendedor, conhecimento de mercado e do negócio que pretende abrir.

Devido ao seu sucesso em 2011, o game foi adaptado para internet, no endereço www.labconhecimento.com.br e, também, para o Facebook, Android (disponível para download no Google Play), iPhone e iPad (disponível para download na App Store). Na internet, o Laboratório do Conhecimento já foi realizado mais de 5 mil vezes e teve 120 downloads no Google Play e 1.200 na App Store, de maio de 2011 até janeiro de 2013.

Já a Trilha do Empreendedor foi lançada em 2012. O game também é voltado para pessoas interessadas em abrir uma empresa, que, muitas vezes, não têm muito claro como e por onde começar. Em oito passos, o empreendedor terá orientações pontuais de como abrir um negócio.

Lançado pelo Sebrae/PR no endereço: www.trilhadoempreendedor.com.br; no Facebook e Android (disponível para download no Google Play) e, também, para iPhone e iPad (disponível para download na App Store), a novidade para esta edição da Feira do Empreendedor é que o game terá sua versão física.

Ao fazer a Trilha do Empreendedor, no espaço interatividade, o visitante poderá entrar em um simulador, com cockpit e volante, e dirigir escolhendo determinadas rotas e caminhos de acordo com a escolha da alternativa mais condizente com a sua realidade. Depois de participar do game, o empreendedor receberá sua ‘carteira de motorista’ juntamente com dicas e orientações por e-mail.

O visitante que realizar qualquer um dos games também poderá inserir o seu e-mail no final da execução para receber resultados, dicas e informações.

Oportunidade

Ideal para empresários e futuros empresários de micro e pequenas empresas, a Feira do Empreendedor é também para microempreendedores individuais – recém-saídos da informalidade e que faturam até R$ 60 mil ao ano -; e aqueles que buscam conhecimento em empreendedorismo e negócios. Mais informações sobre a Feira do Empreendedor 2013 – Paraná podem ser obtidas no www.feiradoempreendedorpr.com.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa SEBRAE

Galeria de Fotos