Senador falou aos diretores da Faciap na 1ª reunião da nova gestão do Conselho de Administração
Nesta segunda-feira (08), o Conselho de Administração da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, gestão 2012-2014, se reuniu pela primeira vez na sede da entidade, em Curitiba.
O senador Sérgio Souza (PMDB/PR) fez a abertura do encontro, falando aos membros da diretoria sobre sua atuação no Senado Nacional e bandeiras a favor do desenvolvimento regional. Os gargalos na economia, segundo ele, necessitam não apenas de ações pontuais, mas de uma política de representatividade. “Minha luta no Congresso é para criar mecanismos capazes de desburocratizar e cobrar os respectivos responsáveis”, afirmou. Uma ação que trouxe resultados e foi amplamente comemorada foi a liderança frente à criação de quatro novos Tribunais Regionais Federais, incluindo o da 6ª Região, compreendida pelo Paraná.
Outro ponto forte de sua atuação, conforme explanou, é a melhoria da infraestrutura. “A diminuição do Custo Brasil é uma de nossas bandeiras. Vamos implantar também duas novas ferrovias e queremos fazer uma alíquota única para o ICMS, de 4%”, destacou.
Ainda durante a reunião, o presidente Rainer Zielasko definiu, junto aos conselheiros, um conjunto de ações em apoio ao Ministério Público contra a PEC 37. Conhecida como PEC da Impunidade, a Proposta pretende retirar o poder de investigação criminal dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, além de outros órgãos, modificando a Constituição Brasileira. A Federação se tornou responsável pela divulgação do abaixo-assinado contra a PEC. “Na prática, a PEC promove um retrocesso na Justiça brasileira, dificultando investigações contra o crime organizado e corrupção. O Ministério Público já foi o responsável por grandes denúncias e vem cumprindo muito bem o seu papel”, destacou Rainer.
No final do encontro, os presidentes do CEME – Conselho Estadual da Mulher Empresária e Conjove – Conselho Estadual do Jovem Empresário apresentaram os planejamentos estratégicos que irão nortear suas ações durante a gestão. Ambos já estão preparando ações especiais e os encontros estaduais, que ocorrerão no decorrer do ano.
Fonte: faciap.org.br