CACISPAR

segunda, 06 de maio de 2013

1º Encontro CEME/Sebrae acontece em Maringá

Na última quinta-feira (25), Maringá foi a sede do 1º Encontro CEME – Conselho Estadual da Mulher Empresária e Sebrae/PR, parceria desenvolvida em prol da capacitação de lideranças femininas. As anfitriãs foram a Cacinor – Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Norte e Noroeste do Paraná e a Cacinpar – Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Noroeste do Paraná.

O compartilhamento de experiências foi o ponto alto do encontro, que teve a participação do presidente da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Rainer Zielasko, do presidente da ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Marco Tadeu Barbosa e foi aberto pela presidente do CEME, Maria Salette Rodrigues de Melo. Ela fez um breve histórico das ações no último ano e agradeceu pela recepção. “Temos nesta região uma incrível veia empreendedora, e as mulheres também têm sua importante contribuição”, afirmou.

A presidente do ACIM Mulher, Ana Lúcia Megda, saudou a todas as presentes. “O nosso Conselho está aqui para somar e dividir com outros Conselhos. Estamos abertos a parcerias e é uma honra recebe-las aqui”, disse. Uma das novidades neste ano foi a palestra “Liderança Feminina”, ministrada por Rosangela Angonese e aclamada pelas participantes. “A realidade de mercado mudou muito nas ultimas décadas. Podemos afirmar que a liderança pode ter início por uma causa e hoje a atenção está no capital intelectual, nas pessoas. As empresas precisam agregar valor constantemente”.

As SGCs - Sociedades Garantidoras de Crédito também estiveram na pauta do encontro. O consultor do Sebrae/PR Flavio Locatelli apresentou o serviço, disponível na região pela Noroeste Garantias, e também traçou um panorama do sistema financeiro atual. “O Brasil está evoluindo no seu sistema financeiro, porém, ainda temos uma das taxas de juros mais altas do mundo. O que é preocupante também é a baixa participação das micro e pequenas empresas no cenário do crédito”, considerou. O trabalho das SGCs é oferecer cartas de aval e garantias para a conquista de crédito.

Quem também compartilhou sua experiência de sucesso foi o Conselho da Mulher da Caciopar – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná. Entre as ações. está a divisão do órgão em quatro subcoordenadorias (que atuam segundo microrregiões específicas) e a promoção de treinamentos técnicos, como o curso de Leis Trabalhistas. A apresentação foi feita, em Maringá, pela coordenadora Rosangela Sonda, que é de Matelândia. A principal contribuição da mudança até agora, de acordo com ela, é o fortalecimento do papel da mulher empresária em suas comunidades. “Ela passa a ser percebida como uma líder integrada aos temas que colaboram principalmente com o desenvolvimento econômico e estrutural de suas comunidades, e não somente apenas dos temas ligados às questões puramente sociais”, finalizou.
Fonte: faciap.org.br

Galeria de Fotos