Programa de financiamento ganha adesão de mais 25 municípios baianos e tem parceria do Sebrae na orientação de empresas
A experiência de sucesso ao receber crédito de uma instituição financeira e aplicá-lo corretamente foi contada pelo microempreendedor individual Ademário Oliveira aos prefeitos da Bahia, que se reuniram nessa quinta-feira (9), para a assinatura de termo de adesão ao Programa de Microcrédito do Governo Estadual, o CrediBahia, no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador.
Antes de usar o dinheiro para socorrer seu negócio, uma barbearia com lan house, Ademário contou com a orientação financeira de uma analista do Sebrae na Bahia sobre como aplicar o dinheiro de forma correta. “Como eu já estava orientado e já tinha assistido a palestras da instituição, usei o dinheiro para a parte de informática do negócio e deu certo. Passei a ter margem de lucro de 40%”, comemorou o microempreendedor individual.
Com a assinatura do termo de adesão, mais empreendedores locais passam a contar com linhas de crédito e consultorias para orientá-los e alavancar seus negócios. A atuação do Sebrae também passa pela capacitação dos agentes de microcrédito que atuarão nos municípios.
Crédito, qualificação profissional e orientação empresarial são os três pilares do programa, de acorod com o governador do estado, Jaques Wagner. Durante o evento, ele frisou a importância do Sebrae como guia para quem quer adquirir crédito para manter ou abrir um novo negócio. “Quem mais emprega são as micro, pequenas e médias empresas. Então, nós temos que estimular as pessoas a montarem seus negócios, formalizando-os para que possam crescer”, destacou.
Com a adesão ao programa de Microcrédito, a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Nunes, espera, em um primeiro momento, aumentar de 60 para 100 microempreendedores individuais no município, que hoje tem cerca de nove mil habitantes. “Eu quero ter o CrediBahia no meu município porque eu já tenho a parceria com o Sebrae de desenvolvimento local. Ele é capaz de dar ao empreendedor condições reais para crescer com esse dinheiro”, completou.
Com uma economia baseada em pecuária e agricultura de subsistência e cerca de 15 mil habitantes, a cidade de Coribe assinou recentemente um convênio com Sebrae para oferta de cursos profissionalizantes em diversas áreas. Durante a solenidade, o prefeito Manuel Rocha apostou no CrediBahia para estimular o surgimento de negócios. “As pessoas capacitadas pelo Sebrae já se tornará público-alvo desse crédito para abrir o próprio negócio”, destaca o prefeito.
O superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, ressaltou a importância do crédito, mas alertou para a necessidade de qualificar esse empresário, desenvolvendo nele a cultura do empreendedorismo, capaz de gerar emprego e renda. “Os municípios precisam avaliar os potenciais que os moradores têm e estimular isso com políticas públicas e parcerias”, alertou Edival.
CrediBahia
O Credibahia é voltado para empreendimentos com faturamento anual de até R$ 120 mil. As linhas de crédito são operacionalizadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e pela Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia, que contam com a parceria do Sebrae e prefeituras municipais conveniadas.
De acordo com o secretário da Setre, Nilton Vasconcelos, já foram liberados mais de R$ 176 milhões em recursos para os 106 mil contratos. Após o evento, a estimativa é de que o número de municípios passe de 163 para 188. “Sem a qualificação dos agentes de crédito e orientação aos tomadores, papéis do Sebrae nesse Programa, não teríamos êxito”, observou o secretário.
Fonte: agenciasebrae.com.br