CACISPAR

segunda, 13 de maio de 2013

Seminário do Sebrae/PR aborda conectividade e “mundo virtual” para as pequenas empresas

Na terceira edição do Desafios do Crescimento, do Sebrae Mais, palestras trouxeram dicas para empresas aproveitarem oportunidades

Mais de 450 pessoas, entre empresários e representantes de micro e pequenas empresas, participaram da terceira edição do Seminário Desafios do Crescimento, promovido pelo Sebrae/PR em Dois Vizinhos, sudoeste do Estado, na noite desta quarta-feira, dia 9. Com o tema “Interatividade & Conectividade”, palestrantes falaram sobre a integração de empresas com o mundo virtual e suas redes. O evento é uma das ações do Sebrae Mais - Programa Sebrae para Empresas Avançadas, na região sudoeste.

A programação iniciou com o especialista na área de marketing digital e internet, André Telles, que falou sobre “Marketing na era da mobilidade” e descreveu o cenário de interação possível entre o mobile e as micro e pequenas empresas.

“O mobile é o ambiente que abriu a oportunidade real de ir e vir. E não se trata somente de smartphones ou tablets, mas pensar no que podemos fazer para agregar valor a nossa marca. Isso passa pelo momento certo, entregar a mensagem no momento exato, preciso, em que o consumidor está receptivo”, orientou.

O palestrante apresentou números que traduzem a importância do mobile no cenário mundial. De acordo com Telles, vendem-se seis vezes mais celulares do que computadores e 25% dos americanos usam só smartphones para acessar a internet. Desses usuários, 95% buscam informações locais, metade das buscas é feita por dispositivos móveis. Um dado importante para os negócios nesse contexto é que 59% visitam o site de empresas locais e mais da metade dessas buscas resultam em compras.

“Search marketing: como manter sua empresa no ranking das mais acessadas” foi o tema da segunda palestra da noite, realizada por Alexandre Kavinski, CEO (uma espécie de presidente geral, em português) da i-Cherry. O especialista na área, apresentou dicas para que empresas utilizem mais as ferramentas de busca na internet e, com isso, ganhem mercado. Para isso, trouxe os três pilares da busca, que segundo ele são a presença, conteúdo e informação.

Ainda sobre busca na rede, mais especificamente sobre o Google líder de mercado, empresas de pequeno porte podem concorrer com maiores melhorando o grau de visualização, seja em links patrocinados ou resultados naturais, os chamados orgânicos. “Os resultados naturais são baseados em relevância e popularidade da página ou site. Ou seja, quem aparece no primeiro lugar não pagou para isso, têm mais importância para a busca. Os links patrocinados aparecem no canto direito da tela”, explicou Kavinski.

No encerramento do evento o especialista em cultura digital Gil Giardelli abordou o tema “E agora: como aproveitar as oportunidades na sociedade em rede?”. Para ele, todos os negócios estão em rede e a colaboração humana é o novo ouro, é o maior ativo de qualquer empresa.

“Em décadas passadas, o cliente estava em primeiro lugar, depois foi a vez do produto e, hoje, são os valores que estão em primeiro lugar. Estamos vivendo a era da generosidade coletiva.”, observou.

Autor do livro “Você é o que você compartilha”, Giardelli apresentou por meio de exemplos e indicadores que ser empreendedor é viver a era da realização. “A motivação está intrínseca ao que você faz e, se você gosta, compartilha. No mundo atual, o digital invadiu o real, mas apenas 1% das pessoas produz conteúdo, 4% replicam e 95% aprendem”, ponderou.

Sobre as oportunidades para as micro e pequenas empresas na sociedade em rede, o palestrante disse que hoje é possível deixar a loja 24 horas aberta e utilizar a conectividade para vender para qualquer parte do mundo. “Vivemos a era da aldeia global aonde o negócio é entrar na rede, ter um bom serviço, e se comunicar para vender”, destacou.

A consultora do Sebrae/PR e coordenadora regional do Programa Sebrae Mais, Dianalu Almeida Caldato, lembrou que tecnologia é algo presente e que está modificando as relações humanas pelo saber, conhecimento e mercado.

“A maioria dos empresários já está ou sabe da necessidade de estar inserido nesse mundo digital. O conteúdo do evento trouxe informações precisas para melhorar a participação dos pequenos negócios nas redes”, apontou.

Dianalu Caldato lembrou que o seminário já foi realizado em Pato Branco e Francisco Beltrão, falando sobre cenários e oportunidades para empresas avançadas e liderança, respectivamente. Em 2013 tratou do mundo virtual, o que é pertinente para os negócios e se sintoniza com o desenvolvimento que região possui na área de TI.

“Dois Vizinhos e Região têm no setor de tecnologia uma ferramenta para o desenvolvimento. Por ter essa presença, esse protagonismo na área, o tema do Seminário neste ano foi também importante dentro deste contexto”, ponderou.

Aprovação

A empresária Diocélia Fátima Reiner disse que as informações vão ajudar sua empresa do setor varejista, que já utiliza meios digitais, a inovar. “Os palestrantes trouxeram informações pertinentes e aplicáveis na empresa. Dicas importantes que poderemos utilizar para melhorar a nossa loja”, testemunhou.

Para o empresário Alexandro Paladini, que atua na área de comunicação visual e está montando um site da empresa, as informações também serão úteis. “A gente percebe que precisa potencializar a questão da conectividade com as pessoas, com as redes. Agora, vamos analisar o que foi repassado neste seminário e buscar aplicar dentro da nossa realidade”, concluiu.
Fonte: Ass. de Imprensa – Sebrae/PR

Galeria de Fotos