CACISPAR

segunda, 13 de maio de 2013

Amsop ratifica projeto do leite que deve beneficiar os 42 municípios da região

Foi rápida a reunião da Amsop, ontem à tarde na sede, em Francisco Beltrão. Os assuntos foram a saúde e a agricultura.

Os prefeitos ratificaram a proposta de produção leiteira em conjunto, que vai beneficiar todos os 42 municípios da região. O projeto envolve o governo estadual — que deve repassar, num primeiro momento, R$ 20 millhões —, o BNDES e os municípios, que deverão formalizar um consórcio.Os municípios não precisarão entrar com dinheiro, mas sim com assistência técnica e infraestrutura. O advogado Ewerton Ramos falou sobre o consórcio. O ex-prefeito de São João, veterinário Clóvis Cucolotto (2005-12), será o coordenador desse projeto na região.

Foram feitos alguns questionamentos, sobre critérios e a operacionalidade da ideia — um prefeito lembrou, por exemplo, que as Clafs (cooperativas de leite) da região faliram. Cucolotto rebateu: “existem casos e casos, há também exemplo de sucesso”.

O Sudoeste em uma grande bacia leiteira e isto motiva a Amsop a levar adiante a proposta. Em termos nacionais, Minas Gerias e Rio Grande do Sul são os maiores produtores de leite do país. O Paraná é o terceiro; em seguida, Santa Catarina.

No final, a aprovação unânime. A princípio, cada município terá quatro propriedades-modelo, que já vêm sendo acompanhadas por técnicos do governo do Estado, com planilhas de trabalho. Na saúde, o pronunciamento do prefeito de Salgado Filho e presidente da ARSS, Beto Arisi (PMDB), foi sobre a terraplanagem da futura sede própria — na comunidade da Água Branca, em Beltrão, perto do Hospital Regional — , além da prestação de contas desse início de gestão. Ele foi eleito em março para comandar a Associação Regional de Saúde do Sudoeste.

A coordenadora do Samu, Kelly Custódio dos Santos, esteve presente, apresentando um balanço dos primeiros 80 dias de funcionamento. “Precisamos difundir cada vez mais o 192”, disse Kelly, referindo-se ao número do atendimento, que pode ser acionado tanto por fone fixo quanto por celular.
Nestes quase três meses foram 10,8 mil chamadas, e 6,5 mil atendimentos. A parte negativa são os trotes — 10% no primeiro mês e agora, 13%. “É preocupante”, resume Kelly. Esse crime é cometido tanto por crianças como por adultos, ela observa.

Ministros

Na sexta-feira, 17, haverá um evento com ministros do governo federal em São José dos Pinhais. A titular da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, deverá estar presente. Os prefeitos da região devem comparecer em grande número, aproveitando para encaminhar projetos e conversar com ministros e assessores.
Fonte: jornaldebeltrao.com.br

Galeria de Fotos