CACISPAR

terça, 14 de maio de 2013

VarejoMAIS melhora desempenho do comércio varejista

Lançamento do Programa do Sebrae/PR e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, com apoio do Sincoval, será nesta terça-feira, 14 de maio, em Arapongas

O surgimento das novas tecnologias e o comportamento do consumidor, cada vez mais exigente, estão transformando o cenário do varejo, setor que, além de dinâmico, é um dos mais competitivos da economia. Seja no pequeno, no médio ou no grande comércio, as mudanças são significativas e é necessário manter-se atualizado para não perder espaço no mercado.

Para incentivar empresários de micro e pequenas empresas do comércio a pensarem seus empreendimentos de forma estratégica, o Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval) e da Prefeitura de Arapongas, lançam mais uma edição do Programa VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade.

Nesta terça-feira, 14 de maio, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Arapongas (ACIA), que fica na Avenida Arapongas, nº 88, no 1º andar, será realizada uma palestra para apresentar o conjunto de soluções empresariais propostas pelo VarejoMAIS. Na oportunidade, também serão debatidos quais são os cenários e tendências para o setor. A palestra será ministrada pelo consultor do Sebrae/PR em Arapongas, Julio Cesar dos Santos Rodrigues, às 19h30.

O Programa, realizado com este nome desde 2006, em todo o Paraná, visa tornar o comércio paranaense de pequeno porte mais competitivo e mais preparado para enfrentar a concorrência cada vez mais acirrada, além de contribuir para o processo de evolução das micro e pequenas empresas do setor.

“A importância do VarejoMAIS está expressa no melhor desempenho do comércio paranaense. O aprimoramento dos sistemas gerenciais e a qualificação do pessoal de vendas levam ao aperfeiçoamento da atividade comercial, de tal forma que nesses quase oito anos temos números muito expressivos a mostrar para o País”, diz Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

“Não é à toa que o nosso índice de falências não passa da metade do índice nacional. Isso é resultado do trabalho permanente realizado pelo VarejoMAIS, um programa que já qualificou mais de 8 mil empresas e 18 mil empreendedores”, complementa Piana.

Em 2012, cerca de 800 empresas participaram da iniciativa, em 40 cidades paranaenses. Na avaliação do coordenador estadual do Setor de Comércio, Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior, ao buscar qualificação, os empresários ficam mais preparados para enfrentar desafios e identificar oportunidades.

“As pequenas empresas que participam do VarejoMAIS melhoram a gestão empresarial, pois passam a implantar estratégias diferentes, em ações de marketing ou mudança do layout da loja, por exemplo, que resultam no aumento das vendas. Com informações, os empresários têm condições de tomar decisões mais assertivas”, avalia.

Dalquano Junior ainda destaca a oportunidade dos empresários participarem de missões técnicas, realizadas como complemento à proposta do VarejoMAIS, para que os participantes tenham a oportunidade de conhecer as estratégias de vendas e posicionamento de mercado de empresas do setor, localizadas em centros-referência como Curitiba, São Paulo e Nova York.

Os interessados em acompanhar a palestra de lançamento do VarejoMAIS, devem confirmar presença pela Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no telefone 0800 570 0800, ou no (43) 3527-7392.

Atualização

Julio Rodrigues, do Sebrae/PR, destaca que, em Arapongas, serão oferecidas 20 vagas. “Trata-se de um Programa que faz a diferença, já que qualifica as empresas em vários aspectos, como na área de infraestrutura, gestão e recursos humanos.”

Segundo Julio Rodrigues, a atualização das empresas é essencial, num momento em que a concorrência no setor varejista é cada vez mais acirrada, principalmente com o avanço do e-commerce. “Para manter a competitividade, os empresários de pequeno porte devem aprimorar seus conhecimentos e investir na equipe. O atendimento é o grande diferencial do varejo na atualidade”, avalia.

Metodologia

No VarejoMAIS, são apresentadas técnicas de como ampliar a gestão da carteira de clientes, definir novos produtos, serviços e processos, desenvolver a equipe de trabalho, fidelizar clientes, aumentar o volume de vendas a qualidade dos serviços ofertados a consumidores, cada dia, mais exigentes.

Com essa proposta, as soluções disponíveis no Programa abrangem desde a área operacional até a área estratégica da empresa e são aplicadas por meio de cursos, orientações e consultorias, a gestores e colaborares.

Entre as ações desenvolvidas durante o Programa está a realização de um diagnóstico com as empresas participantes, levantamento que aponta quais são as fragilidades e as potencialidades do negócio, por meio de um relatório que indica quais são os pontos críticos e pontos de destaque da loja.
Fonte: agenciasebrae.com.br

Galeria de Fotos