CACISPAR

quarta, 15 de maio de 2013

Senac: Integração, acessibilidade, sustentabilidade e segurança

Inaugurada na última quinta-feira, 9, a unidade do Senac de Pato Branco surpreende pela beleza, pelo tamanho e recursos de ensino que disponibiliza. Porém, as instalações do novo Senac possuem muito mais detalhes projetados para atender a todas as demandas do público.

Segundo o arquiteto do Senac Paraná e idealizador da unidade de Pato Branco, André Luís Ribeiro Leite, o projeto arquitetônico do Senac do município foi construído sob três principais diretrizes: integração, sustentabilidade e acessibilidade. Para a conclusão do projeto, André contou com a cooperação do colega arquiteto Eduardo Henrique de Almeida Pereira.

Integração

André afirma que a área de convivência, composta pelo pátio externo e lanchonete-escola, é exemplo na obra da integração com o Sesc que foi solicitada pelos dirigentes do Sistema Fecomércio. Ambos os ambientes são voltados para a estrutura vizinha. "Estes espaços têm o objetivo de propiciar aos usuários do Sistema Fecomércio a identificação do sistema como um todo", destaca André.

Mais do que um recurso estético, a parede de vidro que percorre os três andares da estrutura do Senac também possui este objetivo e acaba por auxiliar em outro, o da sustentabilidade, já que a luz natural que adentra os corredores durante todo o dia permite que a iluminação artificial seja acionada apenas no período da noite.



Acessibilidade

Desde os estacionamentos, que possuem quatro vagas especiais de fácil acesso, o Senac foi pensado para receber e dar a todos os usuários a possibilidade de se locomoverem pela estrutura sem auxílio.

A entrada principal do prédio foi construída no mesmo nível da calçada, porém, para os demais desníveis os usuários que possuem mobilidade reduzida podem contar com rampas de acesso. O prédio que possui três andares também conta com um elevador, além de banheiros, vestiários, bebedouros e mesas de trabalho adaptados em todos os pisos.

Pensando na autonomia dos deficientes visuais, todos os níveis da estrutura possuem piso tátil direcional e no elevador todas as teclas propiciam a leitura em braile

Sustentabilidade

A sustentabilidade da nova estrutura do Senac começa pelo aproveitamento dado ao terreno que foi doado pela prefeitura para a obra. Segundo o arquiteto responsável, a construção tirou partido da adversidade do terreno e, ao invés de escavar ou aterrar a área utilizando muitas máquinas, o pavimento térreo foi construído semienterrado.

Diversas ferramentas foram utilizadas no Senac para o controle de conforto térmico. A utilização do sistema de brises, instalados em todas as janelas da face norte da edificação, permite o controle de incidência de luz na área interna, assim como auxilia no controle de entrada de vento no prédio.

O arquiteto André Luís destaca que o sistema de ar condicionado do Senac Pato Branco, apesar de ser um pouco mais caro do que os equipamentos comuns, permite o controle de temperatura separado em cada ambiente, o que reduz o gasto de energia. Em todo o prédio, as placas acústicas utilizadas no teto também atuam no auxílio do conforto térmico.

Na unidade, a água da chuva será reaproveitada ao ser captada e armazenada para utilização na manutenção das áreas externas, como limpeza de calçadas e irrigação do jardim. E o Senac de Pato Branco é o primeiro do Estado a contar com o sistema de aquecimento de água com energia captada por painéis solares.
Fonte: jornaldebeltrao.com.br

Galeria de Fotos