CACISPAR

sexta, 31 de maio de 2013

Seminário do Sebrae em parceria com a ONU busca capacitar empreendedores

Terminou neste sábado, 25, na agência do Sebrae de Francisco Beltrão, o Empretec, seminário sobre empreendedorismo com metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e voltado a empresários já atuantes no mercado ou a pessoas que pretendem ingressar no ramo dos negócios.

No total, foram 21 participantes que literalmente imergiram no mundo empresarial durante uma semana sob a tutela de três "facilitadores": Adilson dos Santos e Jeffersonn Moraes, de Curitiba, e Alexandre Lustosa de Carli, de Palmas. Todos são empresários e consultores de empresas, e tinham a missão de repassar as próprias experiências empresarias aos potenciais empreendedores. "O seminário, que tem 60 horas, identifica e trabalha as 10 características de um empreendedor pesquisadas pela ONU, como busca de oportunidades, iniciativa, eficiência, entre outros. Para isso, utiliza um intenso método vivencial, propondo atividades que simulem a vida empresarial e busquem melhorar pontos fracos e enfatizar os pontos fortes dos participantes", descreveu Claudinéia Cabral, consultora do Sebrae do município.

Plano de negócios

Por ano, o Empretec reúne no Brasil quase vinte mil empresários, que têm a oportunidade de estudar as características do comportamento empreendedor, além de vivenciar fortes mudanças comportamentais, revendo conceitos e atitudes. "A partir dessas características, encontradas em empreendedores de sucesso, somos estimulados a desenvolver o nosso potencial, que, muitas vezes, possuímos sem querer ou perceber", resume a estilista Giovana Baggio sobre o que aprendeu com o circuito de atividades.

Em parceria com a amiga Emanuele de Faveri, elas planejaram uma fábrica artesanal de cupcakes, a "Doce como o primeiro amor". "O nome ficou um tanto brega, mas vendemos 35 cupcakes acima da meta. O Empretec é supercorrido, mas vale muito à pena. Quem puder, deve fazer", aconselha. Desenvolvido exclusivamente no Brasil pelo Sebrae, o Empretec surgiu a partir de estudos da ONU e tornou-se um eficiente instrumento de aperfeiçoamento da gestão de empresas e negócios. "A ONU, assim como o Sebrae, pensam que, trabalhando o empreendedorismo, está se proporcionando desenvolvimento econômico-social, gerando emprego e renda de forma sustentável", comentou Claudinéia.
Fonte: jornaldebeltrao.com.br

Galeria de Fotos