CACISPAR

terça, 11 de junho de 2013

Faciap se manifesta a favor da simplificação tributária

Medida beneficia empresários em larga escala

O movimento nacional que propõe a redução da carga tributária e, consequentemente, da sonegação fiscal a partir da simplificação dos impostos conta com o apoio da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. O objetivo é instituir apenas um ICMS compartilhado entre a União, os Estados e o Distrito Federal que, consequentemente, irá aglutinar as Contribuições Sociais (PIS/PASEP,COFINS), a CIDE, o IPI, e abranger o ICMS, sem as distorções atuais.

A unificação de tributos não apenas facilita a vida dos contribuintes, tanto físicos quanto jurídicos, mas também é uma maneira de impedir a sonegação de impostos, que interfere de uma maneira muito negativa para quem paga em dia os seus impostos.

O Sinprofaz – Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional – divulgou na última quarta-feira (5), o estudo “Sonegação no Brasil – uma estimativa” que traz dados alarmantes: das arrecadações federais pesquisadas até 2011, as taxas de sonegação estimadas, como proporção do total arrecadado, seriam: do IPI, 33%; do IR, 30%; da Contribuição Previdenciária 28%, do IOF, 17%. Na média de todos os tributos nacionais, uma sonegação de 24%, ou seja, quase um quarto de toda a receita fiscal, ou cerca de R$ 350 bilhões a valores de 2011.

A população pode se mobilizar a favor da simplificação tributária prestando apoio através do abaixo-assinado disponível no site www.assinabrasil.org.
Fonte: faciap.org.br

Galeria de Fotos