Na terça-feira (9), a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação se reuniu com lideranças e empresários do setor de serviços para expor as ações e o planejamento da pasta, que foi criada em março deste ano com o objetivo de tornar a cidade um centro de referência e inovação. Esse é mais um encontro do Município de Pato Branco para manter a meta de diálogo com a comunidade.
No encontro, realizado no auditório do Sindicomércio, o prefeito Augustinho Zucchi ressaltou que as ações realizadas pelo Município têm priorizado a participação da sociedade. “O plano de ações da Secretaria de Tecnologia, Ciência e Inovação está aberto a sugestões. Estamos buscando um jeito novo de conduzir nossas ações, onde entidades e poder público trabalhem de forma conjunta”, frisou o prefeito.
Zucchi também pontuou a representatividade do setor tecnológico de Pato Branco. “Há o reconhecimento de Pato Branco no desenvolvimento tecnológico e na produção de conhecimento, onde somos exemplos no Brasil. Queremos avançar mais, com a sociedade trabalhando junto com a secretaria, que foi um compromisso nosso e agora é uma realidade”, ressaltou o prefeito.
O encontro foi uma iniciativa conjunta do Município, Sindicomércio, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (ACEPB). Na ocasião, o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldair Rizzi, apresentou o panorama da área de ciência e tecnologia no Município e os avanços proporcionados pela criação da secretaria.
“Além de apresentar o nosso plano de trabalho, queremos firmar parcerias. O encontro foi a oportunidade de divulgar a área da ciência e da tecnologia, desmistificando e popularizando esse tema, com transparência às ações da secretaria e articulação entre os segmentos”, ponderou Rizzi.
A primeira edição da feira de tecnologia e inovação de Pato Branco, que acontecerá em novembro, também foi um dos temas abordados no encontro. “Durante esta feira setorial, teremos a participação das entidades, a apresentação de trabalhos das universidades e das empresas, para que haja essa interação com a comunidade”, frisou o secretário.
Para o presidente do Sindicomércio, Ulisses Piva, o diálogo com o setor de serviços contribuirá para que as informações cheguem aos empresários, democratizando o acesso à tecnologia e oportunizando a inovação. “Tecnologia e informação são fundamentais para o desenvolvimento do comércio e queremos que os nossos associados, o comércio em geral, principalmente as empresas de pequeno porte, tenham maior conhecimento sobre esta área”, salientou.
Citado como importante parceiro da secretaria, o NTI esteve representado pelo presidente Carlos Manfroi e por empresários do setor de TI. “A secretaria e o NTI têm trabalhado em conjunto em projetos fundamentais, como a formação de mão de obra qualificada. O encontro foi importante por manter o diálogo constante e ampliar o debate para outros setores da economia de Pato Branco”, ressaltou Carlos Manfroi.
Fonte: diariodosudoeste.com.br