3ª Convenção Regional da Faciap incluiu a Cacicopar e a Cacesul
Na última terça-feira (13), a Acig - Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava foi anfitriã do evento regional que reuniu Associações Comerciais das Coordenadorias Regionais da Região Centro Oeste (Cacicopar) e da Região Centro Sul (Cacesul) do Paraná. Cerca de vinte municípios participaram das atividades preparadas pela Faciap - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná na terceira convenção regional, evento que antecede a Convenção Anual da Federação.
Para o Ceme Guarapuava (Conselho/Núcleo Empresarial da Mulher Empreendedora), a Convenção Regional superou as expectativas, pois reuniu o dobro de pessoas aguardadas para o evento. “Por se tratar de uma convenção realizada em horário comercial, não imaginávamos contar com tamanha participação”, relata Tatiane Cordeiro, membro do Ceme. Loren D’Angelo, também conselheira do Ceme, destaca a grande presença de lideranças femininas no evento, jamais vista por ela em seus 5 anos de participação na Acig.
O evento começou com as boas-vindas do superintendente da Faciap Edson Filho, do presidente da ACIG, Eloi Mamcasz, do presidente da Cacicopar, Valdir Grígolo e do presidente da Cacesul Wilceu Kotricho. presidente da Faciap, Rainer Zielasko, que apresentou um novo projeto: “Estamos lançando o projeto Faciap 2020, cujo objetivo é deixar como legado a construção de um planejamento por meio de uma linha mestra para ser cumprido. Nós temos exemplos e ferramentas, como os conselhos de desenvolvimento, observatórios sociais, além dos produtos e serviços que estão com destaque nacional”, afirmou. Em seguida, o debate girou em torno dos desafios e oportunidades da Base Centralizadora da Faciap (BCF), banco de dados de consulta de crédito oferecido por 230 Associações paranaenses. O coordenador Edson Araújo Filho apresentou o histórico do serviço, que recentemente completou um ano de atuação. “As Coordenadorias Regionais foram fundamentais no processo de implantação da BCF, pois capacitaram todas as suas associações participantes no inicio do projeto, garantindo o sucesso do serviço. Agora, o novo desafio é aprimorar o serviço de recuperação de credito, o Cob On-line.
Após o almoço, lideranças debateram sobre o papel das coordenadorias como indutoras do desenvolvimento regional e os agentes de microcrédito. O coordenador da Sociedade Garantidora Centro-Sul, José Divonsil da Silva, também apresentou o status atual da SGC.
Em seguida, executivos das Associações Comerciais de Pitanga e Irati apresentaram os resultados obtidos nas respectivas entidades desde a implantação do Capacitar, um programa de gestão de associações comerciais. Estas ACE’s operam com o programa desde 2009 e hoje são cases de sucesso dentre as ACE’s do Paraná. O presidente da Associação Comercial de Irati, Adair Hey, e a executiva da Associação Comercial de Irati, Simone dos Anjos, destacaram as melhorias implantadas como indicadores para a diretoria, organograma e novos convênios para atender aos associados.
Quem finalizou o evento foi o palestrante Amauri Crozariolli, que provocou as lideranças presentes a repensar a conduta de suas associações comerciais. Segundo Crozariolli, as ACE’s devem cumprir mais efetivamente o papel de promover o desenvolvimento socioeconômico da região através de boas práticas. “As Associações Comerciais devem ter posturas que façam a diferença em seus municípios”. Ele também ressaltou a importância das práticas cooperativistas e associativistas, pois acredita que “é melhor trabalhar um com o outro, do que um contra o outro”. “Nos tempos atuais, praticamente nada é possível sem união”, frisou o palestrante.
Encontro CEME/Sebrae
À tarde, o público predominante era feminino, devido ao Encontro CEME/Sebrae, liderado pela presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária, Maria Salette Rodrigues de Melo. A palestrante Sandra Hauagge von Linsingen deu uma aula de autoestima e empreendedorismo com a palestra “Liderança Feminina”. Ela ressaltou a importância de o líder conhecer e dirigir o comportamento das pessoas.
As participantes foram convidadas a conhecer o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, cujas inscrições vão até dia 16 de agosto. O objetivo do prêmio é identificar, selecionar e premiar relatos de vida de mulheres empreendedoras de todo o país, as quais transformaram seus sonhos em realidade e cuja história de vida hoje é exemplo para outras que possuem o mesmo sonho. Desde 2004, vinte mil candidatas se inscreveram na premiação, sendo 460 histórias pertencentes a empreendedoras paranaenses. O estado ocupa a segunda colocação nacional em número de inscritas.
Sucesso de público
Valdir Grigolo, presidente da Cacicopar, acredita que o evento foi um sucesso, pois, mais uma vez, a organização da Faciap se mostrou eficaz. “Foi um dia muito agradável”, classificou. Maria Salette compartilha da opinião de Grigolo, e acredita que principalmente a grande participação feminina significa que ações como esta motivam as mulheres a aplicarem seu potencial em ações que virão não só em benefício próprio, mas também em benefício da comunidade.
Para a presidente do CEME de Guarapuava, Maria Inês Guiné, o encontro serviu principalmente para fortalecer os conselhos das associações comerciais da região. “Atitudes como esta nos dão um ‘gás a mais’ para continuar exercendo atividades em prol da classe empresarial dos municípios. E isto acaba fortalecendo as associações comerciais, afinal, são as principais representantes da classe”, finalizou.
Fonte: faciap.org.br