CACISPAR

sexta, 23 de agosto de 2013

Campanha Agosto Azul é dedicada à saúde do homem e foca na violência e no trânsito

Agosto foi escolhido o mês de atenção à saúde do homem. Com o tema "Agosto Azul: não pare o curso da vida", ações preventivas e de conscientização sobre violência, considerada a primeira causa de morte de homens entre 20 e 59 anos, estão sendo desenvolvidas em todo o Paraná. Algumas cidades no Sudoeste, como Ampere, Salto do Lontra e Boa Esperança do Iguaçu, já registraram atividades. Em Francisco Beltrão, uma mobilização acontecerá dia 31 de agosto, no Calçadão.

A campanha deste ano é voltada à conscientização quanto às mortes por violência interpessoal e no trânsito. A cada 10 mortes no trânsito paranaense, estima-se que oito são do sexo masculino. Somente no ano passado, 2.577 homens morreram dessa forma no Estado. Ainda pior, o número de homens mortos por agressão chega a 2.983 em 2013, 90% do total.

Análogo ao Outubro Rosa, campanha voltada às mulheres, o Agosto Azul também quer incentivar nos homens o cuidado periódico com a saúde. Numa ação conjunta entre a Secretaria Municipal Saúde, 8ª Regional, universidades e outras entidades, no dia 31 de agosto, das 8h ao meio-dia, os beltronenses poderão realizar uma série de exames de saúde, além de receber orientações sobre violência no trânsito, tabagismo, nutrição, entre outras.

"É importante tentar conscientizar o homem a se preocupar mais com a sua saúde. A maioria não procura o médico com regularidade porque acha que não vai adoecer, mas, na verdade, vive em média sete anos a menos que a mulher", observa Fabiane Lara, coordenadora da atenção primária em saúde de Beltrão.

Jantar Azul

Espalhado no comércio beltronense pela ONG Mão Amiga, o adesivo da campanha Agosto Azul tem como objetivo, primeiro, aguçar a curiosidade das pessoas. "É para as pessoas se informarem sobre a campanha. Este é o primeiro Agosto Azul e ainda há muito trabalho a fazer. É muito difícil trabalhar com a saúde do homem, pois ele não gosta de falar no assunto", diz Irene Naime, presidente da entidade.

Além da disponibilidade para palestras, segundo Irene, a ONG está aberta diariamente para todos que tiverem interesse em saber mais sobre a campanha. No sábado, 24, a Mão Amiga vai promover o 1º Jantar Azul. Uma palestra sobre saúde do homem vai abrir o evento, que será realizado na Furbe (Fundação Rotária), a partir das 20h30. Limitados, os convites estão à venda por R$ 50 (por pessoa) e podem ser reservados pelos fones (46) 9971-2261 e 9911-1293.

Ampere faz mil exames de próstata

No sábado, 17, a campanha de prevenção ao câncer de próstata, que faz parte do Agosto Azul, examinou cerca de mil homens acima de 40 anos em Ampere. Além dos testes, o Sargento da Polícia Militar, André Roberto Perez, palestrou sobre acidentes no trânsito. O grande número de homens que participou da campanha representa a preocupação masculina com a saúde.

"Quero agradecer a presença de todos que realizaram os exames. Ficamos muito felizes com o sucesso da campanha. A grande quantidade de homens que participou demonstra que a população masculina está interessada em cuidar da sua saúde", destacou Orildes Bortolomedi, secretária municipal de Saúde.

Salto do Lontra

Também no sábado, 17, foram realizadas duas ações do Agosto Azul em Salto do Lontra. Na praça da igreja, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde verificaram pressão arterial, fizeram testes de glicemia, consultas de enfermagem e deram orientações de saúde para aproximadamente 400 homens. Carreata e blitz educativa com entrega de panfletos também foram realizadas.

Nos próximos dias, entrevistas com profissionais abordarão a saúde masculina nas rádios do município. Palestras sobre hipertensão e diabetes e mobilização com agentes comunitários de saúde estão previstas na campanha.

Boa Esperança do Iguaçu

Na quarta-feira, 28, a partir das 13h30, o Departamento de Saúde de Boa Esperança do Iguaçu realizará palestra sobre acidentes de trânsito no Clube de Idosos. No mesmo local, também será feita coleta de sangue para o exame de PSA nos homens com 35 anos ou mais.
Fonte: jornaldebeltrao.com.br

Galeria de Fotos