Grupo de jornalistas de diferentes regiões do Brasil participou de fampresstour promovido pela Cooptur, em parceria com Sebrae/PR; empresários apresentaram serviços e produtos.
Ofertar o turismo de forma planejada e organizada e disponibilizar empreendimentos de qualidade com foco no turista para surpreendê-lo. É dessa forma que empresários do setor de turismo estão trabalhando em algumas cidades do Paraná, a exemplo da Lapa, União da Vitória, Prudentópolis, Carambeí, Ponta Grossa, Castro e Palmeira. Os produtos e serviços oferecidos pelo setor foram apresentados recentemente a um grupo de jornalistas, de diferentes regiões do Brasil, que foi convidado pela Cooperativa de Turismo Paranaense (Cooptur) e pelo Sebrae/PR para conhecer um Paraná cheio de atrativos e aventuras.
O grupo, composto por quase 30 pessoas, percorreu municípios paranaenses durante cinco dias e conheceu mais sobre a cultura, história, gastronomia, religião e o turismo de cada umas das cidades. Também foram apresentadas as ações dos empresários que trabalham com o turismo e que, de forma isolada ou em parceria com o poder público, tentam inovar e atrair um volume cada maior de turistas, como é o caso do Grupo Tropeiro, na Lapa.
O diretor de Marketing do Grupo, Márcio Anis Mattar Assad, comenta que as ações para os turistas ainda estão bastante focadas no turismo histórico e cultural, o que remete ao período do tropeirismo, no início do século XVII. “Os visitantes aprendem como era a vida e rotina de um tropeiro. Incentivamos bastante o turismo escolar, ocasião em que os estudantes passam a conhecer mais sobre o tropeirismo, têm contato com o tropeiro-mestre e a partir daí conseguem assimilar melhor a história da Lapa”, explica Márcio Mattar Assad.
Ele conta ainda que há pouco tempo viram a necessidade de criar um modelo diferente para que as crianças pudessem aprender mais sobre a história da Lapa. Foi criada a Rua das Tropas, mais conhecida como ‘Vilinha’ e que simboliza o local por onde os tropeiros passavam. Além disso, outra inovação está relacionada ao ‘Lapa Móvel’, um veículo desenvolvido por um morador da Lapa e que foi adaptado para transportar turistas que estão em busca de aventura. “O turismo pode embarcar no ‘Lapa Móvel’ em frente ao hotel ou pousada do Grupo Tropeiro e fazer passeios em cachoeiras, por exemplo”, reforça o diretor do Grupo Tropeiro.
Em União da Vitória, outra cidade explorada pelo grupo de jornalistas, o turista também consegue voltar ao passado. Lá, o jornalista e empresário Dago Woehl idealizou o Parque Histórico do Iguassu, um local criado há oito anos e que conta a história da ocupação do Paraná ao longo do vale do Rio Iguaçu. “Recebemos grupos de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, entre outros estados, que se hospedam conosco, passeiam de barco no Rio Iguaçu, conhecem como era a produção da erva-mate e ainda saboreiam um almoço típico alemão ou costela de chão”, diz.
O local, que possui 242 mil metros quadrados, disponibiliza hospedagem em casas estilos holandês, polonês e ucraniano, que foram doadas e realocadas no Parque. O empresário cita ainda a expectativa é triplicar o volume de turistas em União da Vitória e tornar cidade um polo de turismo com reconhecimento nacional.
Prudentópolis
Outro destino do grupo de jornalistas foi Prudentópolis, município paranaense que fica 203 quilômetros de Curitiba. A cidade, que se destaca pelas belezas naturais, com mais de 100 cachoeiras catalogadas, muitas delas com mais de 100 metros de altura, possui arquitetura moderna, com várias construções que lembram os imigrantes ucranianos.
E com o objetivo de aproveitar a demanda de turistas é que o empresário Ivan Zanatta apostou no Ózera Hotel Fazenda, fundado em 2006. “Inicialmente oferecíamos apenas hospedagem com café da manhã, mas sentimos que os clientes almejavam mais. Em 2009, ficou pronto o complexo de lazer, com piscinas, saunas, lago para pesca esportiva e também com pedalinhos e caiaques. Também construímos um auditório para eventos corporativos. Hoje, estamos consolidando a marca Ózera Hotel Fazenda como destino para férias em família ou para quem pretender curtir um final de semana”, emenda o empresário. O local recebe turistas de Curitiba, em função de eventos corporativos, e da região dos Campos Gerais.
Turismo de aventura
O empresário Márcio Costa Miranda, proprietário do Ninho do Corvo, em Prudentópolis, é mais um exemplo de quem investe no turismo. Desde que fundou o Ninho do Corvo, em 2008, local apropriado para o turismo de aventura, diversos investimentos foram feitos no empreendimento, que concentra oito quedas d´água. “Investimos continuamente em treinamentos para os nossos colaboradores, com cursos de primeiros socorros, condução em áreas naturais, entre outros”, cita.
Os investimentos também estão voltados para a manutenção de estruturas e equipamentos. Parcerias que possam resultar na melhoria dos serviços oferecidos também são firmadas. “Por meio do Sebrae, nós participamos no Programa Alimentos Seguros. Também estamos desenvolvendo um novo site, refizemos o layout da nossa recepção, enfim, sempre que possível buscamos melhorias”, reforça Márcio Costa Miranda.O reflexo disso aparece no volume de turistas que conhecem o Ninho do Corvo. São cerca de 1.200 por ano. “Muitos dos visitantes são enviados pela Cooptur para treinamentos corporativos, outros são pessoas que vêm se hospedar conosco e outra parcela que vem fazer atividades como tirolesa, rapelesa e corvolesa”, cita.
O empresário, que também é vice-presidente da Cooptur, acredita que muitas das ações voltadas ao turismo de Prudentópolis são reflexo, principalmente, do empresariado local, que se une para buscar ações conjuntas. “Prudentópolis tem um enorme potencial para turismo de natureza, aventura e cultural, mas ao longo dos anos a gente percebe um avanço gradativo nas coisas”, finaliza.
A consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, que participou da viagem, frisa que os produtos e serviços apresentados aos jornalistas estão prontos para comercialização. “Nossa intenção é de divulgar esses atrativos no âmbito nacional. Além disso, por meio de uma pesquisa junto à mídia especializada, será definido o que pode ser melhorado e melhor promovido”, pontua.
Segundo ela, também foi possível notar durante a viagem que a estruturação das redes empresariais surte efeito. “Em muitas cidades os empresários se uniram, sendo que um pode se diferenciar na gastronomia, outro na hospedagem ou na oferta de atrativos turísticos. Dessa forma, todos eles, unidos, formam um produto que pode ser melhor explorado”, cita. Um desses exemplos é a união de empresários do setor de turismo de União da Vitória e Porto União, em Santa Catarina, cidades limites separadas apenas pelo trilho do trem. A proprietária do Restaurante Portal das Palmeiras, em Porto União, Raquel Santos, conta que estudou a melhor maneira de aproveitar turistas que passam pela cidade e atrair aqueles que visitam União da Vitória. O resultado foi o volume crescente de clientes e a necessidade de contratar mais mão de obra.
Fonte: agenciasebrae.com.br