Iniciativa, implementada pelo Sebrae/PR, capacitou 24 pessoas em Francisco Beltrão para atuarem como agentes de desenvolvimento
A Escola de Desenvolvimento de Líderes do Sebrae/PR formou mais uma turma na região sudoeste do Paraná, desta vez em Francisco Beltrão. Vinte e quatro pessoas participaram da iniciativa que integra o Programa Sebrae de Liderança, aplicado para despertar e aprimorar aptidões, contribuindo para formação de uma nova geração de líderes capazes de promover a transformação na sociedade.
Nas 37 horas de capacitação, temas, como o papel dos líderes e as suas características, a cultura de liderança e a chamada liderança estratégica, foram discutidos. A metodologia ajuda a desenvolver habilidades para enfrentar desafios que ultrapassam as fronteiras da liderança empresarial e contribui para a formação de líderes atuantes e comprometidos em potencializar ações inovadoras nas suas comunidades.
Como trabalho final do treinamento, os participantes elaboram projetos de ação efetiva na comunidade. Em Francisco Beltrão, projetos inovadores, como a criação de uma Rede de Arranjos Produtivos Locais (APL) da Região Sudoeste e a instalação de uma escola de jovens líderes, foram construídos junto com outras duas propostas, uma que trata do fortalecimento de ações da sociedade nas políticas públicas e a segunda, que pretende desenvolver o potencial turístico da região.
Para o consultor do Sebrae/PR e coordenador do projeto no sudoeste paranaense, Nézio José da Silva, a proposta de formar gestores capazes de disseminar a cultura de liderança além das empresas foi percebida pela motivação da turma e dos projetos propostos.
“O líder tem papéis diversos, dentre os quais o de formador de opinião e o de ser mentor de jovens empreendedores, além é claro o papel principal de colocar valores e princípios na sociedade. Essa turma demonstrou como as lideranças podem se transformar em agentes multiplicadores para ajudar na formação de um ambiente favorável ao desenvolvimento regional”, completa Nézio.
Rede de APL
Construir coletivamente projetos com a meta do desenvolvimento regional ajudou a abrir horizontes, contatos e experiências. Com esse sentimento, o empresário Ademar Pastre, do ramo metal mecânico, conta como foi a participação na Escola de Líderes do Sebrae/PR.
“É desafiador e traz mudanças. Na capacitação, a gente percebe que pode fazer mais na vida profissional e também na pessoal, especialmente com o pensamento e ação conjunta. Nesse cenário, desenvolvemos com o grupo a ideia de fazer uma rede de APL do Sudoeste”, detalha.
O projeto defende a união de força dos setores alumínio, confecção, móveis e tecnologia da informação (TI), promovendo maior representatividade para os setores e empresas. Dos 26 APL existentes no Paraná, quatro estão na região e contam com governança, instituições empresariais com representação regional e com forte atuação nos seus meios.
“Unirmos esses setores em favor de um projeto maior é um avanço e uma inovação em favor do desenvolvimento regional”, projeta. De acordo com Ademar Pastre, os quatro setores envolvem 1.650 empresas e empregam cerca de 44 mil pessoas na região.
Jovens líderes
Investir na formação de novos e jovens líderes, preparar cidadãos empreendedores competentes e promover o desenvolvimento de uma nova cultura da liderança são os principais objetivos da idealizada Escola de Jovens Líderes, outro projeto criado durante o treinamento.
A empresária Francielle Schmtz, que integrou o grupo que criou a proposta, estima para março as primeiras ações para a formação de jovens líderes, focando no público com idades de 14 a 17 anos. “A ideia do nosso grupo é formar uma geração de líderes empreendedores comprometidos com o desenvolvimento social, iniciando com 25 jovens que podem exercer a liderança em vários segmentos da sociedade”, comenta. A proposta pretende desenvolver e estimular o envolvimento de jovens lideranças em entidades e organizações sociais
No Programa de Liderança, a Escola de Desenvolvimento atua como uma de três soluções pensadas para ampliar o conceito de liderança nas micro e pequenas empresas paranaenses. O Programa prevê ainda uma rede no Facebook, para que os líderes possam trocar conhecimentos e experiências, e, para 2014, está sendo preparada uma missão técnica internacional para conhecer, em um outro país, exemplos de líderes que deixaram um legado pela transformação que ajudaram a realizar no lugar onde vivem.
Fonte: