O desenvolvimento dos municípios passa pela união da sociedade organizada com o poder público. Trabalhos realizados por comitês como os Conselhos de Desenvolvimento geram melhorias nos âmbitos econômico e social. No Paraná, alguns modelos como o de Maringá e, recentemente, Foz do Iguaçu, comprovam essa tese.
Durante a XXIII Convenção Anual da Faciap, um dos objetivos dentro do tema "Associativismo de Resultados" é inserir as Associações Comerciais no processo de planejamento dos municípios. Para isso, o presidente do Centro de Inovação de Maringá e ex-prefeito do município, que também acompanhou a criação do Conselho de Desenvolvimento de Maringá, Silvio Barros II, irá apresentar novas propostas aos participantes.
Ele adianta questões que precisam ser debatidas pelas entidades. "Queremos lançar perguntas sobre como elaborar um planejamento para o futuro da cidade, qual deve ser o papel da sociedade organizada e da associação comercial neste planejamento e como estes assuntos afetam cada negócio e cada pessoa que vive em sua cidade", afirma. Silvio também abordará outro conceito. "Precisamos entender o conceito de Cidades Inteligentes e definir se sua cidade está enquadrada neste conceito", conta.
Sobre a Convenção Faciap
O desenvolvimento do Associativismo no Paraná vem garantindo resultados expressivos nos últimos anos, graças ao trabalho realizado pelas entidades organizadas do sistema. A Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná é, ao mesmo tempo, aglutinadora e disseminadora dessas conquistas e hoje possui papel destacado no cenário nacional do associativismo. Para celebrar este momento, em 2013 a Convenção Anual da Faciap, que chega à sua XXIII edição, traz inúmeras novidades e trará como tema central o “Associativismo de Resultados”. O evento, com data marcada para os dias 21 e 22 de novembro no Castelo do Batel, em Curitiba, está com as inscrições abertas no site www.faciap.org.br/convencao.
A palestra “Conselho de Desenvolvimento nos Municípios” acontece no dia 22, às 17h15.
Fonte: faciap.org.br