O Sebrae/PR divulgou nesta sexta-feira, dia 22, os vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A cerimônia de premiação foi durante a XXIII Convenção Anual da Faciap, em Curitiba.
Augustinho Zucchi, prefeito de Pato Branco, venceu na categoria Melhor Projeto, com o case “Pato Branco: Terra de Gente Empreendedora e Inovadora”. Na categoria Desburocratização, venceu o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Clovis De Souza Pereira, com o case “Simplificar para Crescer”.
O prefeito de Umuarama, Moacir Silva, levou o Prêmio na categoria Pequenos Negócios no Campo, com a proposta “Programa de Apoio ao Cooperativismo”. “Compras públicas municipais: o caminho para o desenvolvimento sustentável”, em Entre Rios do Oeste, rendeu o Prêmio para o prefeito Jones Neuri Heiden, na categoria Novos Projetos.
Na categoria Lei Geral Implementada, venceu “Cambará Empreendedora”, do prefeito João Mattar Olivato. Na categoria Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos, venceu o prefeito de Apucarana, Carlos Alberto Gebrim Preto, com “Na Copa do Mundo, o boné é nosso!”. E na categoria Compras Governamentais, venceu o prefeito de Dois Vizinhos, Raul Camilo Isotton.
Etapa nacional
Os vencedores do Paraná são finalistas da etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que acontecerá em 2014. O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem como objetivo estimular o surgimento e o desenvolvimento de pequenos negócios e a modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.
É uma premiação realizada de dois em dois anos e os projetos podem ter como foco empresas formais ou em processo de formalização, individuais ou organizadas em consórcios e associações, de qualquer setor, no campo e na cidade. Nesta edição, 47 prefeituras do Paraná se inscreveram , totalizando 70 projetos com 18 finalistas.
Cada município, segundo o regulamento, podia inscrever até dois projetos, desde que em categorias diferentes. São sete as categorias do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor: Melhor Projeto; Lei Geral Implementada; Compras Governamentais; Desburocratização; Pequenos Negócios no Campo; Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos; e Novos Projetos.
Uma das novidades desta edição foram as visitas técnicas para atestar as evidências dos projetos que disputam a premiação. Projetos inscritos em edições anteriores puderam ser reapresentados, desde que com comprovada evolução.
Fonte: Sebrae/PR