CACISPAR

segunda, 02 de dezembro de 2013

Parceria promoverá modelos de desenvolvimento local

Na última semana, durante a XXIII Convenção Anual da FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, um novo convênio foi estabelecido para a promoção do desenvolvimento local nas cidades paranaenses. Em parceria com a Garapen – Associação Basca de Agências de Desenvolvimento, a Federação realizará, no primeiro trimestre de 2014, uma missão para o País Basco com o objetivo de conhecer modelos de desenvolvimento territorial a partir do comércio, indústria e serviços para atrair investimentos.

De acordo com o presidente da FACIAP, Rainer Zielasko, a nova parceria possibilitará mais autonomia para as Associações Comerciais. "Começamos um novo ciclo de trabalho rumo à transformação das associações em agências de desenvolvimento", disse Rainer durante a assinatura do convênio. A visita técnica será gerenciada pelo presidente e deve contar com representar das 12 coordenadorias regionais presentes no Paraná.

O representante da Garapen, Santiago Martín Gallo, destaca que o projeto será realizado valorizando a cultura dos locais envolvidos. “Queremos chegar a um modelo de desenvolvimento seguindo a afinidade cultural e étnica dos dois países, que já passaram por um processo de histórico de imigração anteriormente”, explica. Ele ainda conta que alguns setores do País Basco têm interesse em investir no Brasil, o que aprimora a parceria. “A FACIAP é líder na busca do desenvolvimento para potencializar o desenvolvimento dos municípios por meio das Associações Comerciais. Após este projeto pioneiro, com certeza outras entidades no Brasil também seguirão o mesmo caminho”, enfatiza.

O País Basco é uma das regiões mais ricas da Espanha e da Europa. Seu PIB por habitante é 34% superior ao espanhol e supera também a média dos 27 países da União Europeia, que é de 25.134 euros, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística da Espanha. Grande parte da riqueza atual se deve a um processo de reindustrialização que se deu durante a década de 1980. Um exemplo desse crescimento é o projeto Iguassu Gourmet, que valoriza a seleção de produtos da região na cadeia produtiva, agregando valor à vocação do turismo gastronômico presente no local. Este e outros cases de sucesso serão conhecidos durante a visita técnica.
Fonte: faciap.org.br

Galeria de Fotos