Promover a excelência em gestão e o desenvolvimento local, além de articular o incremento das micro e pequenas empresas através de Núcleos Setoriais é um dos principais objetivos da FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná em parceria com o Sebrae/PR. Para o ano de 2014, o convênio que prevê a prestação de serviços foi renovado nesta sexta-feira (24) pelo presidente Rainer Zielasko, pelo gestor de Projetos e Relações Institucionais, Marcio Vieira, e pela diretoria do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini (diretor de Operações), Vitor Tioqueta (Superintendente) e José Gava Neto (diretor de Gestão e Produção).
Além do acompanhamento e execução de projetos com os 195 Núcleos Setoriais ativados no Paraná através do programa Empreender, neste ano uma novidade irá ampliar a visão do empreendedorismo a longo prazo, conforme anunciou Agostini. “Estamos dando ênfase nas empresas de alto potencial em inovação, que são pequenas hoje mas têm uma propensão a se transformar em médias e grandes amanhã. Por isso, estamos direcionando uma grande parte do convênio com a FACIAP para que possamos identificar quais são essas empresas no Paraná, realizando o diagnóstico de cada uma delas utilizando a metodologia do MPE Brasil.
Este trabalho vai oferecer um conjunto de serviços específicos a essas empresas para que nós possamos dinamizá-las no Estado e consequentemente trazer resultados positivos para nossa economia”, afirmou.
O presidente da FACIAP, Rainer Zielasko, ressaltou a importância do trabalho em conjunto com o Sebrae/PR. “Não apenas quero agradecer pela confiança depositada na Federação, mas também confirmar que vamos vencer mais este desafio com muito orgulho. Sentimos que os entraves da burocracia, tributação e demais questões podem ser amenizadas com a promoção do desenvolvimento local pelo associativismo. É muito importante para a FACIAP ser parte deste processo junto ao Sebrae/PR”, disse. Outra novidade para 2014 é a inserção de cinco Associações Comerciais no modelo de Conselhos de Desenvolvimento, conforme foi abordado na XXIII edição da Convenção Anual da FACIAP.
O Capacitar, que promove o diagnóstico e ações para excelência em gestão também terá continuidade. Dessa vez, 30 novas Associações Comerciais devem receber a avaliação e consultoria. Para as entidades que já receberam o programa, um dos grandes resultados alcançados é o incremento na receita financeira, fato que vem atraindo a atenção de todo o sistema associativista nacional e, no final de 2013, foi case de sucesso para a CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.
Para o gestor de Projetos e Relações Institucionais da FACIAP, Marcio Vieira, o programa deve seguir como uma ferramenta de utilização contínua. “O Capacitar é essencial para trabalharmos a visão da cultura de gestão do nosso Sistema e agora temos uma porta aberta com cinco associações comerciais para trabalharmos projetos-piloto de desenvolvimento local, utilizando modelos de sucesso já existentes”, destacou.
Fonte: faciap.org.br