Fronteiras Cooperativas, iniciativa do Sebrae e das Prefeituras de Barracão e Bernardo Irigoyen, inclui Dionísio Cerqueira e inicia atividades de 2014
Lideranças empresariais e políticas do Brasil e da Argentina reuniram-se, na semana que passou, em Barracão, no sudoeste do Paraná. O evento marcou a primeira atividade de 2014 do Programa Fronteiras Cooperativas, uma iniciativa do Sebrae Nacional, Sebrae/PR e das Prefeituras de Barracão e de Bernardo de Irigoyen.
No encontro, realizado na Associação Comercial Empresarial de Dionísio Cerqueira, Barracão e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin), foram apresentados os resultados da missão internacional, realizada para Espanha e Portugal, e ainda oficializada a inclusão do município catarinense de Dionísio Cerqueira no Programa.
O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, e o consultor em cooperação internacional, Luiz Antonio Rolim de Moura, participaram do evento.
A missão internacional foi realizada entre 23 de novembro de 2 de dezembro de 2013, para a Eurorregião do Alentejo – Algarves- Andaluzia. O grupo de brasileiros e argentinos participou de seminários de intercâmbio sobre práticas de gestão de cidades de fronteira, cooperação internacional fronteiriça e diálogos empresariais com cidades congêneres na fronteira luso-espanhola das regiões do Algarve e Alentejo em Portugal e da Andaluzia, Espanha.
Experiências de benchmarking de fronteiras, gestão pública de cidades, cooperação internacional pública e privada, interação em ambiente multicultural e desenvolvimento de projetos com equipes de cidades gêmeas, foram alguns dos benefícios apontados pelos participantes da missão.
“A missão internacional agregou conhecimento ao Programa realizado aqui no Sudoeste. O diálogo com as lideranças e o ambiente multicultural visto na Europa contribuem para desenvolver competências e observar boas práticas realizadas na fronteira de Portugal e Espanha”, destaca Joailson Agostinho, gerente regional do Sebrae/PR.
O encontro na Ascoagrin também determinou a inclusão oficial de Dionísio Cerqueira no Programa, que agora conta com Barracão, no Paraná; e Bernardo de Irigoyen, na Argentina. Um acordo entre o Sebrae/PR e o Sebrae/SC viabilizou a inclusão do município catarinense, que, geograficamente, está integrado às cidades gêmeas na fronteira do Paraná, Santa Catarina e Misiones (Argentina).
“Nesta região, existe um ambiente natural para o Programa crescer no caminho do desenvolvimento estruturado, pois temos lideranças motivadas a integrar o processo. Em pouco tempo, esta experiência contribuirá para a criação de um território de desenvolvimento na fronteira e a inclusão de Dionísio Cerqueira fortalece o Programa Fronteiras Cooperativas”, projeta Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.
Para o prefeito de Dionísio Cerqueira, Altair Rittes, a inclusão da cidade reforçará o Programa, uma vez que a região já possui uma experiência de atuação conjunta por meio de um consórcio intermunicipal.
“A presença de Dionísio Cerqueira se fará de forma efetiva, não somente pela mobilização das lideranças que integram o Programa, mas também pelo poder público. Vamos integrar todos os projetos que serão pensados e desenvolvidos por essa equipe de líderes, o que é importante, porque nossas comunidades ainda são carentes de formar agentes de desenvolvimento, o que é possível de se fazer dentro do Fronteiras Cooperativas”, completa Rittes.
Resultados
As primeiras impressões do Programa foram analisadas como inovadoras pela representante do governo municipal de Bernardo de Irigoyen, Bella Spinosa. “Quando conhecemos a ideia, achamos que era um sonho. No entanto, foi provado, desde o primeiro momento, que o Programa Fronteiras Cooperativas pode transformar nossa realidade. A fronteira, que geograficamente nos separa, passou a ser algo que nos une, para juntos melhorarmos a realidade de nossos municípios. Isso foi possível pelas ações do Programa”, conclui Bella.
Em Barracão, o prefeito Marco Aurélio Zandoná também se mostrou otimista com o Programa, que entra no segundo ano de atividade. “O ano de 2013 foi promissor e uma das boas coisas que aconteceram para Barracão e nossas cidades foi o Programa Fronteiras Cooperativas, principalmente na sensibilização e formação de lideranças. Agora, com a integração de Dionísio Cerqueira, queremos consolidar esse trabalho de desenvolvimento transfronteiriço”, avalia Zandoná.
Advogado e empresário, Marcos Daniel Haeflieger, vive a rotina da fronteira com negócios nas duas cidades. Escolhido como presidente do grupo gestor do Programa, a liderança acredita que o Fronteiras Cooperativas aproximou as cidades e países, estabelecendo uma nova visão de cooperação na fronteira. “Tivemos avanços com relação à cooperação entre as lideranças empresariais e, dentro da Escola de Líderes, elaboramos projetos para combater deficiência que temos na fronteira. Agora, vamos trabalhar para atacar os problemas e potencializar nosso pontos positivos”, destaca Marcos. A agenda para 2014 do Programa será definida nesta semana, nos dias 26 e 27, durante uma oficina de planejamento na fronteira.
Fonte: Ass de Imprensa Sebrae/PR