Empresários e lideranças de toda região participaram do evento Sebrae Papo Estratégico, realizado em Pato Branco
Lideranças da região sudoeste do Estado participaram na última quinta-feira, dia 20, em Pato Branco, do evento Sebrae Papo Estratégico, que apresentou resultados e a estratégia de atuação do Sebrae/PR no Estado e na Região. O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, fez um balanço dos resultados obtidos no ano que passou, falou das ações e metas para 2014, e explicou o Projeto Sebrae/PR 2022, que está em andamento.
Empreendedorismo e gestão, ambiente de negócios, formação de lideranças, educação empreendedora, startups, e pequenos negócios de alto potencial são linhas de ação do Sebrae/PR dentro de uma nova estratégia de atendimento aos empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas do Paraná.
“O Sebrae/PR tem mais de 40 anos de trabalho junto a milhões de empreendedores, o que contribui para o desenvolvimento do Estado. Queremos chegar em 2022, quando completarmos 50 anos como instituição, cada vez mais preparada para atender as necessidades das micro e das pequenas empresas paranaenses”, estimou Tioqueta.
Para formatar um novo modelo de atendimento, o Sebrae/PR buscou elementos junto à sociedade, representada por lideranças empresariais que participam desde 2011 das discussões, e comparou a competitividade entre o Brasil e outros países, sob o viés empresarial.
No projeto Sebrae 2022, a entidade estabeleceu ações de preparar lideranças para serem agentes de transformação, inserir o empreendedorismo em todos os níveis de educação como forma de disseminar a cultura empreendedora, mobilizar e articular estratégias para favorecer o ambiente de negócios, desenvolver empresas com potencial competitivo em padrões internacionais, contribuir com o desenvolvimento de startups no Estado e ampliar o número de atendimentos.
“Planejamos e começamos a executar esse projeto com a participação direta dos nossos parceiros estratégicos e também dos empreendedores, o que é fundamental para que atinjamos os objetivos propostos”, analisa.
Sobre resultados de 2013, o diretor-superintendente destacou que o Sebrae/PR atendeu 123.751 empresas distintas no Paraná, o que totalizou mais de 600 mil atendimentos. Além disso, a entidade totalizou 302.111 horas de consultoria, 1.111 cursos, 36.675 orientações técnicas, 4.172 palestras e oficinas e 143 caravanas no Paraná. Somente no programa Sebraetec, foram investidos mais de R$ 13 milhões em ações que ajudaram 6.807 empresas paranaenses a inovar e crescer.
“Os resultados foram muito significativos e atingidos com a dedicação de um corpo de funcionários qualificado e a uma rede de consultores credenciados com atuação aqui no Sudoeste e em todo Paraná. Inclusive, a tendência é que aumente a cada ano o número de pessoas interessadas em empreender com a ajuda do Sebrae/PR”, projeta Tioqueta.
Regional Sudoeste
O gerente regional do Sebrae/PR no Sudoeste, Joailson Agostinho, repassou as mais de 100 pessoas presentes no café da manhã do evento Sebrae Papo Estratégico, informações sobre a atuação do Sebrae na Região. Em 2013, foram realizados atendimentos a 5.035 empresas sudoestinas de forma individual e dentro das áreas estratégicas do vestuário, tecnologia da informação, turismo, comércio, agronegócios, construção civil.
“Os resultados no Sudoeste, no ano de 2013, superaram as expectativas e um dos motivos é o elevado capital social da nossa região. Como atuamos com o desenvolvimento econômico, empresários e empreendedores, trabalhamos em parceria com prefeituras e entidades de classe, podemos dizer que o grande resultado atingido é graças a essas parcerias e o comprometimento de todos”, comenta Joailson.
Para 2014, o gerente regional do Sebrae/PR projeta mais avanços para o ambiente de inovação e para as micro e pequenas empresas. Com o fortalecimento institucional da Lei Geral nos municípios, ampliação de atendimentos com especialistas e soluções do Sebrae/PR, participação dos parceiros, será possível potencializar o desenvolvimento regional.
“Entramos em 2014 motivados pelos resultados do ano anterior e queremos seguir neste caminho de cooperação e desenvolvimento. Inclusive, temos uma meta de projeto que é constituir ações nas cadeias propulsoras de desenvolvimento da região, o que será um diferencial para o Sudoeste”, completa Joailson.
Fonte: Ass de Imprensa Sebrae/PR