Oficinas, palestras e consultorias integram cronograma de capacitações para empresários que já participam da proposta, bem como para outros que manifestem interesse na adesão
O Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, apresentou, na última segunda-feira, dia 24, no Espaço da Arte, a agenda de capacitações e de eventos para 2014. Empresários, colaboradores e familiares lotaram o local, para conhecer melhor o calendário do ano e para assistir uma palestra com mágica, comandada por Marco Zanqueta.
Idealizado pelo Sebrae/PR e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, com apoio de parceiros locais, o Programa, que organiza comércio na rua seguindo o conceito de um centro comercial ou shopping a céu aberto, no perímetro da Avenida Julio Assis Cavalheiro, entre a Travessa Frei Deodato até a Rua Luis Antonio Faedo, região conhecida como Alto da Julio, entrou no seu quinto ano de atividade.
Para 2014, a novidade será o atendimento a empresas situadas no entorno do perímetro definido no Programa. “Vamos levar um conjunto de capacitações para as empresas que participam do Programa, desde 2010. Para o entorno, temos uma nova proposta com orientações e consultorias, uma demanda de empresários desta região da cidade”, detalha a consultora do Sebrae/PR em Francisco Beltrão, Jocelei Fiorentin. No total, serão mais de 40 empresas atendidas em 2014.
A programação para empresas do entorno prevê diagnóstico operacional de loja, conhecido como DSL; palestras com temas relativos à liderança e comprometimento; e workshops sobre negociações eficazes, visual de loja, formação de preço de venda e administração de custos. Também serão disponibilizadas consultorias, estabelecidas a partir das necessidades apuradas no DSL.
Paralelamente, para empresas que já participavam do Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, a proposta será de trabalhar com o conceito de economia da experiência. Neste caso, o tema envolverá consultorias, pesquisa de inteligência competitiva, workshops e promoções coletivas.
Guy Mauro Berhorst, empresário beltronense e presidente da Associação de Potencialização de Espaços Comerciais de Francisco Beltrão (APEC), projeta que o trabalho com o entorno será interessante para os empresários das ruas próximas e também para os instalados no Alto da Julio. “Houve uma demanda, porque percebeu-se o desenvolvimento do Alto da Julio. A ampliação da área de abrangência do Programa é importante, porque a atração de clientes pode ser feita de diversas formas, seja pelos empresários do Alto da Julio, seja pelos instalados nas ruas do entorno. Tudo isso contribui para os empreendimentos de todos”, completa Guy Mauro.
Modelo e apoio
Para o representante do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, o trabalho realizado pelo Programa faz de Francisco Beltrão modelo no Estado. “O destaque do Programa é a parceria entre as entidades e a participação dos empresários, tanto que hoje acompanhamos o lançamento de ações que vão atender empresas do entorno”, destaca.
O empresário do Alto da Júlio e secretário de Administração de Francisco Beltrão, Saudi Mensor, diz que o setor se consolidou como um ponto de referência no varejo para a cidade e região. “A soma de esforços dos empresários, do Sebrae, da Fecomércio e das diversas entidades que participam do Alto da Júlio criou um ponto de referência no comércio. Tanto que as vendas cresceram e o número de funcionários na região aumentou, o que significa que as empresas estão crescendo e que o consumidor já assimilou essa identidade”, comenta.
Para 2014, Saudi projeta melhorias no Alto da Julio. “A expectativa é grande, tanto da parte da administração municipal que fará mudanças na região, como dos empresários que buscam parcerias para ocupar os espaços, inclusive com a construção de novos prédios”, conclui.
São parceiros da iniciativa em Francisco Beltrão a Prefeitura Municipal, Câmara da Mulher Empreendedora, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial (ACEFB), Associação de Moradores e Comerciantes do Centro (AMOCCEN), Associação de Potencialização de espaços Comerciai (APEC), NUBeTEC - Núcleo de Imobiliárias, Sindicato do Comércio de Francisco Beltrão (Sindicom), Unimed, UTFPR, Unipar, Unioeste e imprensa local.
Fonte: Sebrae/PR