Foi divulgado no início desta semana o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Com base nesses dados, o JdeB selecionou a geração de empregos nos 42 municípios do Sudoeste do Paraná, de janeiro a agosto de 2012. A região criou neste período 6.436 novos postos de trabalho com carteira assinada. No mesmo período do ano passado, o Sudoeste havia criado 5.819 novos empregos. Em 2009, com a crise econômica mundial, o número de novos empregos na região foi de 4.496. O melhor ano no quesito geração de empregos para o Sudoeste foi 2008, quando 6.596 pessoas que não estavam trabalhando assinaram a carteira de trabalho.
Em 2012, quem se destaca na região é o município de Pato Branco, que gerou, de janeiro a agosto, 1.381 novos postos de trabalho. Em segundo lugar aparece Dois Vizinhos, com 739. Francisco Beltrão, que liderou a geração de empregos no ano passado, agora teve uma queda. De janeiro a agosto, o município criou apenas 700 novos empregos formais.
"Os números são importantes para comprovar o que sempre dizemos: Pato Branco está no caminho certo e isso deve continuar. Desde 2005, fechamos todos os anos com números positivos na geração de emprego, o que demonstra o desenvolvimento da nossa terra", analisa o prefeito de Pato Branco, Roberto Viganó (PDT).
Beltrão x Pato Branco
Os dois maiores municípios do Sudoeste do Paraná estão sempre se revezando na liderança da geração de empregos. Hoje os pato-branquenses aparecem entre os 15 municípios que mais assinaram carteiras de trabalho em 2012. Por outro lado, em 2011 Pato Branco ficou bem atrás de Francisco Beltrão neste mesmo período, de janeiro a agosto. Os beltronenses haviam criado 1.110 novos empregos contra 840 dos pato-branquenses. Essa oscilação é normal entre os dois municípios, pois são as grandes referências da região Sudoeste. Em 2010, Francisco Beltrão também liderava, com 1.223 novos empregos de janeiro a agosto. Neste período, Pato Branco tinha apenas 833. Em 2009, a situação era inversa novamente: 1.409 novos postos de trabalho para os pato-branquenses e 653 para os beltronenses. Em 2008, Pato Branco também levou vantagem: 1.707 contra 1.123.
Paraná lidera
O Paraná teve o melhor desempenho da região Sul na geração de empregos com carteira assinada no mês de agosto. O Estado teve um saldo positivo de 8.091 empregos, resultado da diferença entre vagas abertas e vagas extintas. A maior parte das novas vagas está no interior do Estado. Entre os estados brasileiros, o Paraná ficou em quarto lugar na geração de empregos em agosto, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. O desempenho do Paraná também foi o melhor da região Sul nos últimos 12 meses. De agosto do ano passado a agosto deste ano houve um crescimento de 4,2% no nível de emprego, com a geração de mais de 100 mil vagas. Para o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Cláudio Romanelli, diante do cenário internacional e do desempenho do mercado de trabalho brasileiro, a economia paranaense continua dando sinais positivos para a geração de empregos.
Brasil
Os dados mostram que o comportamento do emprego formal continua em trajetória de crescimento no Brasil, mesmo com pouco dinamismo registrado pelo Caged em agosto, quando foram criadas 100.938 vagas, alta de 0,26% em relação ao estoque do mês anterior. No acumulado do ano, os dados demonstram que houve uma expansão de 3,64% no nível de emprego, equivalente ao acréscimo de 1.378.803 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 1.457.412 postos de trabalho, correspondendo à elevação de 3,85%.
Fonte: Jornal de Beltrão