O homem é o único ser na natureza com a capacidade de empreender e de ser solidário. Por reunir essas duas virtudes, ele é capaz de se envolver em ações com o poder de transformar histórias. Esse é o mote de uma campanha oficialmente lançada na noite de quinta-feira na Acic e que busca arrecadar fundos para manter o Cemic, o Centro de Estudos do Menor e Integração com a Comunidade, entidade filantrópica que em 35 anos de história contribuiu com mudanças profundas na vida de mais de 17 mil crianças e adolescentes de lares com pouca ou nenhuma estrutura familiar.
A campanha, generosamente produzida pela Caio Publicidade, foi apresentada pela publicitária Lígia Gottlieb. Além das peças elaboradas para os mais diversos veículos de comunicação, os presentes puderam acompanhar depoimentos comoventes. Maurício, Solange e Antonio, três dos ex-alunos do Cemic, relataram sobre a mudança que a entidade provocou em suas vidas e em suas trajetórias pessoal e profissional. O enredo é parecido: infância pobre associado a uma família sem pilares sólidos para oferecer uma educação de qualidade.
Lígia lembrou do padre Armando da Costa, religioso que dedicou sua vida à causa do próximo, e que idealizou uma estrutura voltada a oferecer uma oportunidade a crianças e a adolescentes acostumados a pouco. A sensibilidade de empresários como Hylo Bresolin e tantos outros ajudou a consolidar um projeto que se transformou em referência. Os três depoimentos, apesar do forte conteúdo emocional, comprovam que a união por uma causa nobre transforma vidas. Maurício, Solange e Antonio passam a ser modelos de um projeto transformador e estão profissionalmente muito bem encaminhados.
Parcerias
A campanha de arrecadação de fundos conta com a colaboração de vários parceiros e de toda a imprensa, que passam a veicular as peças publicitárias gratuitamente. Um site (www.cemic.com.br ) permite inclusive aos voluntários fazer doações online. O presidente do Cemic, Fernando Noro, ressaltou o papel da entidade no processo de construção de histórias vencedoras. “Cada criança e adolescente que recebemos é um a menos que poderia virar pedinte ou até dependente químico”.
Presidente do Cemic por 16 anos, Hylo Bresolin disse que se sentia realizado naquele momento. “Tive a oportunidade, em minha longa vida, de experimentar momentos dos mais importantes, mas esse supera a todos devido ao seu alcance e poder transformador”. Esse momento, de acordo com Hylo, transcende a todos porque motiva, determina e apoia crianças e adolescentes a construir um futuro digno pessoal e profissionalmente. “Precisamos salvar as nossas crianças e partir dessa soma de forças poderemos ajudar a tornar realidade muitas histórias de sucesso”.
R$ 14 mil
Apenas durante o lançamento oficial da Campanha Transforme uma História, os presentes contribuíram com R$ 14 mil ao Cemic. Lá, crianças e adolescentes têm a oportunidade de reforço escolar, de participar de atividades culturais e de socialização, e ainda podem aprender um ofício. “Com os bons exemplos e as informações que recebi no Cemic, pude pautar minha escolhas e minha vida por um caminho seguro”, relatou Antonio, um de nove irmãos sustentados apenas pela mãe e que hoje cursa Direito na Universidade Federal de Santa Catarina.
Fonte: faciap.org.br