Ainda que, em 2012, 75% das empresas nacionais tenham sofrido, em algum nível, impactos negativos nos seus resultados em função da conjuntura econômica internacional, seus líderes apostam um cenário melhor para o ano que vem. Quase metade (46%) das organizações apontou queda da lucratividade no ano que está sendo encerrado, com grande influência do impacto negativo causado pelo aumento dos salários e dos benefícios aos seus funcionários (fator que afetou 70% das empresas) e dos custos com fornecedores e insumos (64%).
Estes são alguns dos principais pontos levantados pela pesquisa anual realizada pela Deloitte, "Panorama Empresarial 2013 - um estudo sobre o que pensam e esperam os líderes empresariais brasileiros". Mesmo com a indicação de um final de ano não tão otimista, a maioria dos entrevistados acredita em melhores resultados para o Brasil em 2013. Eles apontam um Produto Interno Bruto (PIB) maior no próximo ano, a ampliação dos investimentos do Governo e o aumento no investimento estrangeiro, além do acréscimo da renda da população.
Impactos nas organizações brasileiras em 2012
Negativos
75% das empresas afirmam ter sofrido impactos negativos devido ao cenário internacional (35% sofreram baixo impacto; 29%, impacto mediano; e 11%, forte impacto);
80% das empresas com receita líquida anual superior a R$ 500 milhões foram afetadas negativamente em 2012, devido ao cenário internacional.
Positivos
80% das empresas que afirmaram não terem sido afetadas pelo cenário internacional (25% do total da amostra) aumentaram suas receitas líquidas;
Das empresas que tiveram forte impacto (11%), 71% delas apontaram queda na receita líquida de 2012.
Impactos nas organizações brasileiras em 2012
Fatores de impacto
Aumento nos salários pagos e benefícios concedidos (item indicado por 70% dos respondentes) e aumento nos preços de fornecedores/insumos (64%) foram os principais fatores que afetaram os resultados das organizações no Brasil em 2012;
44% apontaram aumento no endividamento e 38% citaram que a inadimplência dos clientes aumentou;
37% afirmam que as exportações da empresa diminuíram e 32% apontam crescimento nas importações;
Aproximadamente 28% e 22% das empresas estão participando de oportunidades geradas pela Copa do Mundo de 2014 e pelos Jogos Olímpicos de 2016, respectivamente.
Fonte: Pesquisa "Panorama Empresarial - Um Estudo sobre o que Pensam e Esperam os Líderes Empresariais Brasileiros" (Deloitte, 2012)
Confiança em um cenário melhor
Mesmo diante de adversidades em 2012, a maioria dos líderes brasileiros entrevistados vê um bom cenário para o ano que entra, com perspectivas de aumento em importantes indicadores da atividade econômica.
Convidados a dar notas numa escala de 1 a 3 - sendo de 1 a 1,66 indicando diminuição; de 1,66 a 2,33, manutenção; e de 2,34 a 3, aumento -, os empresários apontaram os cinco principais campos que devem contar com aumentos para o próximo período, com os investimentos governamentais recebendo a melhor avalição (2,67 na média ponderada dos apontamentos).
Fonte: Jornal de Beltrão