Desenvolvimento

quarta, 26 de março de 2014

Escola de Líderes, do Sebrae/PR, colabora com projetos de desenvolvimento para o Sudoeste

A Escola de Desenvolvimento de Líderes do Sebrae/PR está na sua sexta turma na região sudoeste do Paraná, atendendo um total de 130 pessoas por meio do Programa Sebrae de Liderança, aplicado para despertar e aprimorar aptidões, contribuindo para a formação de uma geração de líderes capazes de promover a transformação na sociedade.

No Programa, temas, como o papel dos líderes e as suas características, a cultura de liderança e a chamada liderança estratégica, auxiliam a desenvolver habilidades para enfrentar desafios que ultrapassam as fronteiras da liderança empresarial e contribuem para a formação de líderes atuantes e comprometidos nas suas comunidades.

A prova deste novo conceito de formação e atuação de lideranças está nos trabalhos finais que o treinamento exige, quando os participantes elaboram projetos de ação efetiva na comunidade. Projetos como a criação de uma rede de Arranjos Produtivos Locais (APL) do Sudoeste, escola de jovens líderes, sugestões para o desenvolvimento turístico, capacitação profissional e até mesmo a demanda de uma linha aérea comercial regular foram desenvolvidos dentro do Programa.

Duas turmas, inclusive, foram realizadas com cidades do Brasil e Argentina, como ocorreu em Barracão (Paraná, Brasil) e Bernardo de Irigoyen (Argentina), e também em Santo Antonio do Sudoeste (Paraná, Brasil) e San Antonio (Argentina), o que contribuiu para aproximação das comunidades e reforçou estratégias de cooperação.

O consultor do Sebrae/PR e coordenador do projeto no sudoeste paranaense, Nézio José da Silva, destaca que os conteúdos abordados nos projetos trazem demandas das comunidades e com as possíveis soluções e encaminhamentos feitos pelas lideranças. “As lideranças podem se transformar em agentes multiplicadores para ajudar na formação de um ambiente favorável ao desenvolvimento regional e os conteúdos desenvolvidos nos projetos demonstram este protagonismo”, comenta Nézio.

Jovens líderes

Nesta quarta-feira, dia 26, às 19 horas, no Sebrae/PR em Francisco Beltrão, o projeto Escola de Jovens Líderes começa a se materializar. A iniciativa tem como meta formar uma geração de líderes empreendedores imbuídos de valores éticos e de cidadania. Jovens comprometidos com o desenvolvimento social e empenhados em implementar e vivenciar suas ideias, aperfeiçoando suas habilidades para o bem coletivo.

A empresária Franciele Schmitz, que integra o grupo que criou a proposta, detalha que a metodologia do treinamento envolverá temas como lideranças, inovação, comunicação e casos de sucessos de jovens empreendedores. “A proposta nasceu justamente por notarmos a falta de lideranças nas organizações empresariais e na sociedade. Por isso, pensamos em potencializar a formação de novos líderes empreendedores comprometidos com o desenvolvimento social da sua comunidade e região”, comenta Franciele.

Nesta primeira turma, serão atendidos 25 adolescentes e jovens de Francisco Beltrão, com idades entre 14 e 17 anos.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Galeria de Fotos