Desenvolvimento Local

terça, 27 de novembro de 2012

Congresso da Caciopar Discute o Desenvolvimento Local

Nos últimos dias 23 e 24 de novembro, a Caciopar – Coordenadoria das Associaçoes Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná realizou seu primeiro Congresso, com o tema Associativismo e Desenvolvimento Regional. Durante o evento, cerca de 300 participantes de 29 Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) locais identificaram e debateram questões como integração, cadeias produtivas e coletividade.

O presidente da Coordenadoria, Mario César Costenaro, destacou que o fortalecimento de parcerias é o primeiro passo para a concretização do desenvolvimento regional. “O Congresso surge em um momento aonde a troca de experiências apenas vem a colaborar. A disposição de todos em participar vale a pena, afinal, no respeito ao outro garantimos o conceito de sustentabilidade”, disse, durante a abertura.

O presidente da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Rainer Zielasko, lembrou da relação de companheirismo existente com a primeira Coordenadoria do Paraná. “A Federação se preocupa em estar presente no interior, e aqui estamos entre líderes do associativismo de resultados. Um exemplo disso é o Conselho Gestor da Base Centralizadora Faciap, que conta com participantes de todo o estado”, enfatizou. Outra ação que vem promovendo o desenvolvimento empresarial na região é a criação da Socidade Garantidora de Crédito – a Garantioeste – presidida por Augusto Sperotto. “Hoje estamos vivenciando as transformações após o apoio concedido às SGCs. Temos a obrigação de ajudar as empresas a se prepararem”, afirmou Sperotto.

Durante a abertura do Congresso, Gilmar Barboza, o Mineirinho, realizou palestra falando sobre os desafios para o desenvolvimento local. Segundo ele, barreiras como a alta carga tributária fazem com que menos da metade da renda dos cidadãos permaneça em seu município de origem. “Por razões de várias naturezas, o desenvolvimento local é colocado em segundo plano e nossa competitividade acaba congelando”, disse.

Assim como Mineirinho, o palestrante Carlos Paiva, que discutiu os conceitos de desenvolvimento local, falou sobre a importância da venda de produtos com valor agregado. “Devemos trabalhar com o conceito de capital social, no qual o Estado é subordinado aos seus cidadãos. É preciso avaliar o que paga os investimentos no bem comum, como saúde e educação, pois essa é a evolução da coletividade”, comentou Paiva.

O Congresso Caciopar também recebeu os workshops de executivos, consultores, do Conselho da Mulher Empresária, Conselho Jovem, presidentes e diretorias de ACEs.

No encontro de presidentes, Mario Costenaro e o consultor Carlos Guedes debateram o papel de liderança e as os desafios para trazer mais competitividade. “Na nossa região, já presenciamos a integração com outros parceiros, e isso faz a diferença”, afirmou Costenaro.

Durante o workshop do Conselho de Jovens Empresários, o coordenador do Nurse – Núcleo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial, Flavio Toledo, destacou a importância das micro e pequenas empresas (MPEs) no desenvolvimento local. “Atualmente, as MPEs são responsáveis por 52% do mercado de trabalho no Paraná. Sendo assim, é possível gerar desenvolvimento a partir da força de trabalho em cada município”.

A coordenadora do Conselho da Mulher Empresária da Caciopar, Rosangela Sonda, realizou, junto às participantes, o nivelamento do foco da mulher empresária a partir da discussão de temas relacionados ao trabalho desenvolvido nas ACEs.

Incentivar o fortalecimento de grupos de trabalho foi uma das questões abordadas pelos executivos e consultores em seu workshop. Durante o encontro, foram tratadas a implantação da lei geral e a importância dos Núcleos Setoriais, além da participação ativa em conselhos comunitários.
Fonte: Faciap

Galeria de Fotos