A empresária de Francisco Beltrão, Jocilene Colognese Pelizzer, representou o empreendedorismo feminino da região sudoeste do Paraná na final do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e conquistou o troféu bronze na Categoria Pequenos Negócios.
Com um histórico marcado por desafios e pelo amor ao empreendedorismo, Jocilene havia se credenciado para disputar a final nacional em outubro passado, quando venceu a etapa paranaense do Prêmio na mesma categoria. Concorrendo entre 5,4 mil mulheres no Brasil, Jocilene foi premiada durante cerimônia realizada no último dia 7, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília.
Para a empresária que participou pela segunda vez do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, a experiência foi única, principalmente por conhecer histórias de tantas mulheres que fazem a diferença para o desenvolvimento do País.
“A gente viu inúmeras histórias e o trabalho que mulheres realizam e lutam diariamente para superar preconceitos e competir nos mais variados segmentos da nossa economia”, destaca.
Jocilene conta que o fato de participar e de representar a força da mulher paranaense nacionalmente gerou mais confiança para sua vida pessoal e profissional. “A gente ganha mais vontade, mais garra para ir além e isso acaba contagiando e estimulando toda a nossa empresa”, analisa.
A história de Jocilene é de perseverança e de trabalho. Para superar as dificuldades, antes de ser empresária em Francisco Beltrão, Jocilene foi motorista de ônibus. Trabalhou duro, mas nunca deixou os estudos, o que, para ela, foi sua decisão mais acertada. Hoje, tem uma empresa de turismo, viagens e também um centro de formação de condutores.
Entre a agência de turismo e o centro de formação, Jocilene e o marido geram 13 empregos diretos e têm mais de 6 mil clientes e um propósito: ser especialista e referência em viagens de grupos nos sudoeste do Paraná.
Sobre a premiação, a vencedora acredita também que poderá estimular outras mulheres da região que dirigem empresas ou que pretendem montar o próprio negócio.
“Depois do Prêmio, a credibilidade da empresa, dentro e fora dela, cresceu. Isso é importante para o nosso empreendimento e para mostrar que temos uma história de sucesso aqui na região. Com certeza, outras mulheres do Sudoeste podem participar e se destacar no Prêmio.”
A consultora do Sebrae/PR, Dianalu Almeida Caldato, destaca a participação das empreendedoras do sudoeste paranaense no Prêmio, como forma de valorizar e reconhecer o empenho de mulheres que conciliam a carreira e a vida pessoal.
“Da mesma forma que a Jocilene, outras empresárias da região têm histórias de superação e sucesso. A premiação dela é um incentivo à participação e um reconhecimento pela sua trajetória como mulher e profissional”, aponta Dianalu.
Além de Jocilene, outra paranaense também foi premiada nacionalmente. Soraya Aparecida Cerqueira Felipe, de Londrina, foi prata na Categoria Microempreendedora Individual.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa do Sebrae, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Agda Oliver, do Distrito Federal, ficou com o primeiro lugar entre os Pequenos Negócios. Ela administra a oficina Meu Mecânico, voltada para mulheres, que fica em Ceilândia. Nadir Daroit, da Coosidra, uma cooperativa de sistemas hidráulicos, foi a grande vencedora nacional da categoria Negócios Coletivos. E a cabeleireira Gislaine Marcandali, de São Paulo, dona da Dublê Lavatório Portátil, conquistou o troféu ouro como Microempreendera Individual.
Fonte: Assessoria de Imprensa SEBRAE