O Paraná é destaque nacional em boas práticas de inovação. O Estado venceu uma das categorias da etapa nacional do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - MPE Brasil 2012. A empresa Oniria, de Londrina, na região norte, sagrou-se vencedora no Destaque em Boas Práticas de Inovação. A cerimônia de premiação foi realizada em Brasília, na última quinta-feira, dia 4.
Especializada em games e simuladores corporativos, a Oniria conquista um importante reconhecimento nacional no quesito inovação, em um prêmio criado para reconhecer a iniciativa de pequenos negócios que investem em práticas e princípios de gestão, como forma de manter a sustentabilidade no mercado, bem como a produtividade e competitividade.
O MPE Brasil é uma promoção do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que conta com o apoio de entidades parceiras nos estados.
Ao todo, dez empreendimentos foram premiados pelas melhores práticas de gestão, nas categorias Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, Tecnologia da Informação (TI), Saúde, Educação e Agronegócio, além de dois destaques, um em Boas Práticas de Responsabilidade Social e outro em Inovação.
Selecionadas entre 127 finalistas nacionais que conquistaram as etapas estaduais do Prêmio, as dez empresas foram avaliadas em um universo total de 83 mil inscritas no ciclo 2012. “Com essa conquista, entre tantas concorrentes, o Paraná tem a empresa mais inovadora do Brasil”, destaca Lucas Hahn, consultor do Sebrae/PR e coordenador do Prêmio no Estado.
Para o consultor do Sebrae/PR, a conquista da empresa paranaense, em uma das categorias mais disputadas do Prêmio MPE Brasil, demonstra que os empreendimentos de pequeno porte do Estado passaram a investir em inovação como diferencial competitivo.
“O modelo de gestão por excelência é algo que as micro e pequenas empresas devem buscar. A premiação é uma forma de também sensibilizar outros empresários a buscarem novas práticas de gestão empresarial. Além de visibilidade, o MPE Brasil reconhece empreendimentos que incorporam critérios relacionados à qualidade, o que cria uma cadeia de benefícios e de desenvolvimento para o Estado”, observa Lucas Hahn.
Para Ricardo Magno, consultor do Sebrae/PR e gestor da premiação, pela entidade, na região norte, o Destaque em Boas Práticas de Inovação é uma categoria diferenciada.
“A escolha da empresa vencedora é baseada em indicadores de excelência na gestão, por meio de uma análise da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que usa critérios internacionais. Assim, a premiação conquistada pela Oniria reconhece que a empresa é inovadora tanto nacionalmente quanto internacionalmente”, avalia Ricardo Magno.
Ainda de acordo com ele, a conquista da empresa de Londrina contribui para incentivar outras empresas do Estado a também investirem em diferenciais competitivos. “É uma forma de mostrar para os empresários que é possível buscar avanço contínuo. Porque excelência em qualidade não é algo que se conquista em um curto espaço de tempo e esse processo precisa ser contínuo”, avalia.
Nicho de mercado
Especializada em desenvolver produtos e serviços exclusivos para as áreas de jogos digitais, marketing e vendas, treinamento corporativo e treinamento industrial, a Oniria começou suas atividades em 2002. Com duas unidades de negócios estruturadas – divisão de simuladores e divisão de games – a empresa é gerida pelos sócios Nicholas Bender Haydu e Rodrigo Martins, e conta com 25 colaboradores.
“Nós fomos incentivados pelo Sebrae/PR a participar do MPE Brasil. A participação na premiação foi importante porque, durante o processo, nós recebemos os avaliadores na empresa. Para o empresário, principalmente da pequena empresa, ter alguém que sinalize pra ele que ele está no caminho certo é fundamental. Nós estamos muito orgulhosos com essa conquista”, avalia Nicholas Bender Haydu, diretor da divisão de simuladores da empresa e que acompanhou a cerimônia em Brasília.
O empresário ainda destaca que a empresa concorreu em um universo de mais de 80 mil empreendimentos e que a conquista reconhece a cultura inovadora praticada na empresa. “Quando se fala em cultura inovadora, se fala em um grupo de pessoas. É um prêmio para toda a nossa equipe, para Londrina e para o Paraná”, observa.
No início das atividades da empresa, a Oniria investiu na criação de um game, que seria um dos primeiros do Brasil a serem exportados. O destino foi à Alemanha. Com o aquecimento do mercado interno e a identificação de um nicho de mercado, a empresa passou por uma reestruturação, em 2006, visando oferecer simuladores e games para o mercado corporativo brasileiro.
Nicholas Haydu explica que, no simulador, por exemplo, é possível corrigir possíveis falhas de quem está em treinamento. Já na operação de uma máquina real, o erro pode trazer consequências para o empreendimento. “Nós desenvolvemos simuladores para médias e grandes empresas, que são encomendados e customizados. Mas já desenvolvemos produtos mais padronizados, que são acessíveis para os empresários de micro e pequenas empresas”, observa.
Excelência
O MPE Brasil existe desde 2004 e foi idealizado para reconhecer a excelência na gestão das micro e pequenas empresas, tendo por base o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), idealizado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Neste ciclo, o Paraná ficou em segundo lugar no ranking nacional de participantes com 2.938 empresas inscritas, superando estados brasileiros com maior densidade empresarial como São Paulo e Minas Gerais.
Ao participarem da premiação, por meio de avaliações e uso de indicadores, as empresas conseguem mensurar dificuldades e projetar espaços que precisam preencher para chegar à excelência.
Com o MPE Brasil, as empresas são incentivadas a buscar melhorias contínuas em processos que permeiam todas as áreas da gestão empresarial, como recursos humanos, financeiros, operação, marketing e comunicação, produção e qualidade, um contexto sistêmico e visão focada nas necessidades da sociedade. Outro fator importante para as empresas que participam da premiação é o reconhecimento da sociedade.
No Paraná, o MPE Brasil é realizado em conjunto pelo Sebrae/PR e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), por meio do Movimento Paraná Competitivo (MPC), com o patrocínio da Gerdau, Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e conta ainda com a parceria da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (Faciap) e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR).
Fonte: Assessoria de Imprensa SEBRAE