DIRETORIA

segunda, 01 de abril de 2019

REUNIÃO INÉDITA NA FRONTEIRA BRASIL-ARGENTINA SUPERA EXPECTATIVAS

Um encontro inédito e que pode gerar transformações na economia da região de fronteira entre o Noroeste de Santa Catarina e o Sudoeste do Paraná. Foi na quinta-feira, 28 de março, em Barracão (PR). A recepção das comitivas ocorreu na sede da Ascoagrin, Associação Comercial e Empresarial de Barracão e Dionísio Cerqueira (SC).
 

Carlos Manfroi, presidente da Cacispar, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná, destaca que foram debatidos assuntos que influenciam na economia das duas regiões. “Após a recepção aconteceu visita técnica para conhecermos o funcionamento da Aduana, foi uma experiência muito interessante, de troca de experiências e informações. Fomos extremamente bem recebidos onde pudemos enxergar a conexão de muitas ações, tanto de situações em que a gente trabalha para beneficiar a nossa região Sudoeste e também a região de fronteira”.
 

Na tarde de trabalho e conhecimento na fronteira Brasil-Argentina, Manfroi explanou sobre uma recente reunião na Faciap, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, para debate do planejamento estratégico da federação, onde ele teve participação ativa representando a entidade regional. Outro assunto da pauta foi a assinatura de um termo de parceria entre Cacispar e a Clínica de Vacinas Vaccine para disponibilizar às associações empresariais do Sudoeste um profissional habilitado para aplicar a vacina contra a gripe Influenza Trivalente (H1N1, H3N2 e Influenza Sazonal B). “Também destacamos a questão da PRC-280, aqui do Sudoeste, destacando que o governo estadual nos apresente o projeto de melhoria para esse trecho. Já existe uma pré-agenda com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística [Sandro Alex] no dia 12 de abril, na Amsop, e estamos esperando um posicionamento da entidade Amsop para fazermos uma reunião de alinhamento sobre o que será questionado ao secretário”, relata Manfroi.

 

O presidente da Ascoagrin, Marcos Voltolini, destacou ser motivo de orgulho para a associação sediar um evento de tal envergadura entre as duas federações, ‘plantando uma semente’ para a integração entre as duas regionais. “Precisamos somar forças e nos fortalecer, unificando os pleitos, para buscarmos, efetivamente, as soluções para as grandes questões regionais”, afirmou. Voltolini ressaltou que o encontro foi bem avaliado e bastante elogiado pelos presentes, bem como a realização de novos encontros conjuntos foi acatada por todos.

 

Flávio Berté, representante do Núcleo Estadual da Faixa Fronteira Santa Catarina (NFSC), fez explanações sobre a Rota do Milho, que prevê a ligação entre Paraguai Argentina e Brasil, criando um caminho alternativo, que passa pela Aduana de Dionísio Cerqueira, visando à redução de custos no transporte do produto, suprindo a demanda das regiões produtoras de Santa Catarina, especialmente o grande Oeste. “Considero um grande avanço essa inovação desenvolvida e organizada pela Facisc, Ascoagrin e pela Cacispar aqui na região de fronteira. Como ponto de integração para que a gente pudesse socializar informações de projetos importantes que visa o desenvolvimento regional. E diante das apresentações, tanto da Cacispar quanto da Facisc, tivemos a oportunidade de socializar as informações da Rota do Milho. É uma importante atividade que vem sendo organizada pelo bloco regional de prefeitos e empresários do Mercosul, bem como o Núcleo Estadual. Existe um déficit de grãos de milho na região para a alimentação de frangos e suínos, e queremos encurtar esse caminho”.

O presidente da Regional Noroeste, Jandir Bortoluzzi, destacou que o evento, por ser um primeiro encontro integrado, superou as expectativas. “Os assuntos abordados são estratégicos para as duas regiões e precisamos nos fortalecer para buscar soluções rápidas e eficazes. Quem ganha com isso é o associativismo, os nossos empresários, nossas populações e nossas regiões”, afirmou Bortoluzzi.

O presidente em exercício da Facisc, Antônio Rebelatto, destacou a importância das plenárias integradas, para se ter uma visão mais ampla das ações que são realizadas e dos problemas que precisam soluções. “Temos que ter uma visão mais ampla e fazer um trabalho mais intenso, em nível de estado, para chegarmos à soluções satisfatórias. Temos que tratar juntos, mais vezes, essas grandes questões, que são comuns às duas regiões”, concluiu Rebelatto.

 

Os assuntos da pauta foram:

- 17ª Convenção Anual da Cacispar, dia 18 de julho, em Dois Vizinhos.

- Avaliação dos participantes do 1º Workshop de Produtos e Serviços para ACEs, realizado na Cacispar no mês passado.

- Microcrédito Empreender Faciap

- Missão Técnica a Maringá e Londrina de membros integrados à Cacispar (de 15 a 17/5)

- Planejamento Estratégico Faciap

- PRC-280

- 1º Workshop de Produtos e Serviços para ACE’s

- Campanha “Todos juntos contra a gripe” – Cacispar e Clínica Vaccine

- Fomento Paraná


 

Presenças

Diretores, secretárias e secretários executivos de cerca de 70 associações empresarias das duas regiões participaram do encontro, que teve também a presença dos prefeitos, Thyago Gnoatto Gonçalves (Dionísio Cerqueira), Marco Aurélio Zandoná (Barracão) e Cezar Bueno (Bom Jesus do Sul); do presidente da Ascoagrin, Marcos Voltolini; presidente interino da Facisc, Antônio Rebelatto; presidente da Cacispar, Carlos Manfroi; vice-presidente da Cacispar, Adriano Radaelli; presidente da Regional Noroeste da Facisc, Jandir Bortoluzzi; membro do Conselho Superior da Facisc, Ernesto João Reck; Consultora da Regional Noroeste, Lenir Peres Pavan, e da secretária executiva da Cacispar, Aline Matiuzzi.
 

O evento foi encerrado com jantar na Churrascaria Mate Amargo. A quarta reunião mensal da Cacispar em 2019 está agendada para 29 de abril, em Francisco Beltrão.

*Com informações do site ascoagrin.com.br

Fonte: Da assessoria/Cacispar*

Galeria de Fotos