Emprego

quinta, 26 de julho de 2012

Região Sudoeste ultrapassa marca dos cinco mil novos empregos no ano

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) divulgou nesta semana o Caged (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados) em todo o Brasil. A região Sudoeste gerou, de janeiro a junho de 2012, 5.130 novos postos de trabalho. Destaque para Pato Branco, que criou no primeiro semestre 1.144 novos empregos. O município ficou em 12º no Paraná neste quesito.

"Os números são importantes para comprovar o que sempre dizemos: Pato Branco está no caminho certo e isso deve continuar. Desde 2005, fechamos todos os anos com números positivos na geração de emprego, o que demonstra o desenvolvimento da nossa terra", analisa o prefeito Roberto Viganó (PDT).

Comparando com o primeiro semestre de 2011, quando foram gerados 843 empregos, Pato Branco apontou um crescimento de 35% no mesmo período, em 2012. "Isso vai, inclusive, na contramão dos índices em nível nacional, onde tivemos uma retração de mais de 25% neste primeiro semestre", analisa André Hamera, secretário interino de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico. No primeiro semestre, o setor que mais gerou empregos foi o de serviços, com 535, seguido da indústria, com 356 e construção civil, com 245.

Francisco Beltrão

No primeiro semestre de 2012, Francisco Beltrão gerou 745 novos postos de trabalho. "Os números não são tão bons como os do ano passado, mas isso é normal. Em 2010 e 2011, nós fomos o município que mais gerou empregos na região", comenta Willians Costa, secretário de Indústria e Comércio de Francisco Beltrão. Segundo ele, a preocupação do município está na geração de empregos com alta remuneração. "Estamos incentivando empresas no setor de tecnologia. Temos em Francisco Beltrão 30 empresas de software. São empregos não tão numerosos, mas com uma boa remuneração", complementa.

Dois Vizinhos

Secretário Willians Costa.

Dois Vizinhos criou 634 novos empregos de janeiro a junho. Segundo Dione Luiz da Silva, intermediador de mão de obra da Agência do Trabalhador do município, os investimentos da Sadia estão surtindo efeito positivo na geração de empregos. "A Sadia de Dois Vizinhos é a maior produtora de frango do mundo. Recentemente, a empresa passou de 510 mil para 740 mil aves abatidas por dia. Isso gerou uma demanda de aproximadamente 250 novos empregos", comenta.


São João

Dos municípios com menos de 20 mil habitantes, o que mais chama a atenção é São João, que gerou 238 novos postos de trabalho no primeiro semestre. Segundo o prefeito Clóvis Cucolotto, está faltando mão de obra no município. "A Coasul está implantando o segundo turno e não está conseguindo mão de obra. Todos os dias, oito ônibus vêm de outros municípios para trazer parte desses trabalhadores. Aqui em São João, só não trabalha quem não tem vontade, porque trabalho tem à vontade", avalia.

Sudoeste

Os 42 municípios do Sudoeste estão gerando um bom volume de empregos. Comparando com os primeiros seis meses dos anos anteriores, 2012 está sendo excelente. No ano passado, por exemplo, neste mesmo período, a região havia criado 5.037 novos empregos. Em 2010, o número foi ainda menor: 4.573. Em 2009, com os efeitos da crise econômica mundial, a quantidade de novas carteiras assinadas no primeiro semestre caíram para 2.755.
Fonte: Jornal de Beltrão

Galeria de Fotos