Representantes de 125 países estão trocando experiências e discutir soluções para ampliar o empreendedorismo no Brasil.
O Global Entrepreneurship Congress (GEC) será realizado, pela primeira vez no Brasil. O evento, também conhecido como a “Copa do Empreendedorismo”, vai reunir os principais nomes da área em todo o mundo e tem como intuito a criação e identificação de oportunidades, a partir da apresentação de estudos, práticas e troca de experiências.
O congresso reunirá representantes de mais de 125 países e acontece no Rio de Janeiro desta segunda-feira (18) até esta quinta-feira (21). O evento será transmitido ao vivo pelo portal da Endeavor Brasil, que organiza o evento ao lado da Semana Global do Empreendedorismo e da Kauffman Foundation.
Nomes como Linda Rottenberg, CEO e Co-fundadora da Endeavor Global; Jonathan Ortmans, presidente da Semana Global do Empreendedorismo no mundo; Fiorina Mugione, chefe da Divisão de Empreendedorismo da Unctad - ONU; Daniel Isenberg, professor e diretor do programa global de empreendedorismo da Babson College; Thom Ruhe, vice-presidente de Empreendedorismo da Fundação Kauffman; Laércio Cosentino, CEO da TOTVS e Presidente do Conselho da Endeavor Brasil; Brad Feld, co-fundador da TechStars (a primeira aceleradora do mundo) e Bob Dorf, autor do The Startup Owner´s Manual: the Step-by-Step, são alguns que passarão por lá.
O Brasil no foco do mundo
Esta é a primeira vez que um país da América Latina recebe o Congresso. Antes do Rio, grandes cidades como Dubai, Xangai e Liverpool foram as anfitriãs. A escolha do país não ocorreu por acaso. Além de o Brasil ter sido destaque nos últimos anos no cenário econômico mundial, o perfil empreendedor já faz parte da cultura brasileira. Estudo sobre a relação entre a população e o empreendedorismo, realizado pela Endeavor, identificou que três em cada quatro pessoas – 76% da população brasileira – pretendem ter o próprio negócio. Esta é a segunda maior taxa do mundo, ficando atrás apenas da Turquia. Nos Estados Unidos, por exemplo, apenas um a cada dois americanos demonstram esse mesmo desejo.
Além disso, o país tem cerca de 30 mil empresas consideradas de alto crescimento, ou seja, que aumentaram em mais de 20% seus negócios nos últimos três anos e assim, foram responsáveis pela geração de mais da metade dos novos postos de trabalho. “Essa será uma oportunidade de ouro para que o Brasil conheça melhores práticas e para que os empreendedores possam entrar em contato com as principais aceleradoras de negócios”, afirma Juliano Seabra, diretor geral da Endeavor Brasil.
Sobre o evento
O GEC teve sua primeira versão em 2009 na cidade de Kansas City, com representantes de 60 países em reuniões fechadas. Esse ano, o congresso realizado no Rio receberá representantes de 125 países que participarão de reuniões abertas e fechadas.
Além da Endeavor Brasil, a Semana Global do Empreendedorismo e Kauffman Foundation organizam o GEC 2013, com patrocínio da Dell, Sebrae, Bradesco, Governo do Rio de Janeiro, BNDES e Odebrecht.
Além dos eventos para convidados nacionais e internacionais, o GEC 2013 terá reuniões abertas para todos os interessados, com oficinas, palestras e debates. O evento também será uma oportunidade para discutir as políticas públicas existentes e as mudanças necessárias para ampliar e estimular o empreendedorismo de alto impacto no país.
Eventos paralelos
Além da programação oficial, o GEC 2013 terá uma programação paralela aberta a todos. Haverá encontros, palestras, competições, oficinas e eventos de networking . Existem agendas focadas em temas como mulheres empreendedoras, startups, negócios sociais e economia criativa. Ainda acontecerão atividades organizadas por entidades parceiras em diversos espaços do Rio de Janeiro. Toda a programação e inscrições pode ser acessada no portal oficial do congresso em http://www.gec2013.com.
Participantes
Conheça o perfil de alguns dos participantes:
Brad Feld é um investidor fase inicial e empresário há mais de 20 anos, diretor do Foundry Group, empresa de capital de risco que investe em software e empresas de Internet nos Estados Unidos e é o co-fundador da TechStars. Feld é autor de vários livros, incluindo Startup Communities: Building an Entrepreneurial Ecosystem in Your City e Startup Life: Surviving and Thriving in a Relationship with an Entrepreneur.
Jonathan Ortmans é economista e desempenha o papel de presidente da Semana Global do Empreendedorismo no mundo, um movimento para despertar novas ideias em 130 países. Além disso, é membro da Fundação Ewing Marion Kauffman e presidente do Congresso Global de Empreendedorismo e do Public Forum Institute com sede em Washington DC.
Linda Rottenberg é co-fundadora e CEO da Endeavor Global, sendo considerada uma das mais dinâmicas e respeitadas especialistas do mundo em empreendedorismo, oportunidades de negócios em mercados emergentes e liderança inovadora na economia.
Thom Ruhe é vice-presidente de empreendedorismo da Kauffman Foundation e coordena os programas de educação empreendedora.
Daniel Isenberg é diretor executivo da Babson Entrepreneurial Ecosystem Project. Seu blog Harvard Business Review atraiu mais de 100.000 leitores. Foi professor em Harvard, Columbia, Insead, Reykjavik, Theseus, Technion e trabalhou com empreendedorismo em mais de dez países.
Fiorina Mugione é chefe da Divisão de Empreendedorismo da Unctad – ONU, organização onde trabalha há 25 anos. Sua divisão é reconhecida como centro global em excelência em assuntos relacionados a investimento e empresas para o desenvolvimento sustentável, promovendo ações em mais de 150 países.
Randall Kempner é director-executivo da Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE), rede global de organizações que busca impulsionar o empreendedorismo em mercados emergentes, fornecendo financiamento e serviços de apoio às pequenas empresas em crescimento. O projeto que já concedeu quase US$ 3 milhões para apoiar organizações na capacitação e inovação no setor SGBs.
Bob Dorf é consultor para o empreendedorismo e co-autor de The Startup Owner´s Manual, um dos principais livros sobre o assunto.
Mais informações sobre os outros participantes podem ser encontradas no endereço: http://gec2013.com/pt-br/palestrantes.
Fonte: administradores.com.br